quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A BÍBLIA E A CIÊNCIA - LIÇÃO 04 JUVENIS



Texto Bíblico: Colossenses 2.4-8

CIÊNCIA E A BÍBLIA

O conflito entre ciência e a Bíblia tem sido amargo, principalmente nos últimos 150 anos. A maioria das razões dessa hostilidade está relacionada ao que a pessoa considera ser a natureza e o procedimento de cada domínio. Para muitos, o suposto conflito é resolvido pela separação completa das duas esferas. Isso às vezes é feito pela limitação do papel da religião ou da Bíblia a questões de fé e da ciência a questões de fatos. Especificamente, alguns cristãos envolvidos com a ciência argumentam que a Bíblia nos fala sobre “quem e porquê” (Deus), e a ciência lida com os “como”.

Mas essa separação nítida dos domínios da ciência e da Bíblia é insatisfatória, já que a Bíblia não se limita a questões de “quem e porquê”. Ela frequentemente faz afirmações de fatos sobre o mundo científico. E a ciência não se limita apenas a questões de “como”. Ela também lida com as origens. 
 
Do ponto de vista cristão, a relação entre a Bíblia e a natureza é a relação entre duas revelações de Deus, revelação especial e revelação geral. A primeira é encontrada na revelação de Deus nas Escrituras e a segunda na sua revelação na natureza. Entre essas duas, quando interpretadas adequadamente, não há conflitos, já que Deus é o Autor de ambas e não pode contradizer-se. 

No entanto, como o entendimento científico é apenas o entendimento humano falível da natureza e como teólogos só têm uma interpretação falível das Escrituras, é compreensível que haja contradições nessas áreas. A situação pode ser diagramada da seguinte maneira:

        Escrituras → sem conflito → ciência
        Teologia → algum conflito → ciência


(GEISLER, Norman, 2001, p.167)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com