quinta-feira, 20 de outubro de 2011

EU AMO O VOVÔ - LIÇÃO 04 MATERNAL



Texto Bíblico: Gênesis 48.1-22

I - De professor para professor

•    Prezado professor, neste domingo as crianças aprenderão que devem amar o vovô.

•    Recapitule a lição anterior. Pergunte o que elas aprenderam.

•    A palavra-chave que trabalharemos neste domingo é “Vovô”. No decorrer da aula, repita a frase: “Eu amo o vovô”.


II – Para refletir


“Quem são as pessoas mais felizes do mundo? São os jovens? São as pessoas saudáveis? São as ricas? As pessoas mais felizes do mundo são aquelas que estão realizando seus sonhos. Ao se entregarem a algo maior do que si mesma, elas adquirem o ímpeto de colocar-se acima dos problemas. Se você quiser conhecer a verdadeira felicidade, sonhe um sonhe maior que você: encontre algo a que possa dedicar a sua vida” (John C. Maxwell).

“Você que é professor, realizou um sonho fantástico: instruir o povo mais feliz da terra e com a sabedoria celestial plena e com o instrumento de sabedoria mais precioso: A Palavra de Deus”.

Texto extraído da revista: Adolescentes 5, CPAD.

III – Regras prática para professores

A criança até os cinco anos de idade é notadamente egoísta, vindo com isso a imitação. Ela é o centro do seu próprio mundo. Só pensa em termos de “eu”. Tudo é “meu”. Se for a uma loja de brinquedos quer tudo. Se vê outras crianças brincando quer tomar seus brinquedos. Se comer e sobrar alimento, ela não come, mas também não dá... É teimosa e quer fazer aquilo que lhe vem à mente. São afetuosas. Gostam de música e canto. Sua tendência para imitar os outros, influi no caráter, assim como a curiosidade influi no conhecimento. Essa é a época áurea da formação dos hábitos como oração, obediência, frequência aos cultos, contribuição, assistência caritativa e filantrópica. A vida é uma série de hábitos bons e maus. Os que moldarão a vida são formados na primeira infância, precisamente até aos quatro anos. Toda construção começa no alicerce, e aqui temos o alicerce da vida – 1ª Infância. Passada esta fase, não volta mais.

Texto extraído do livro: Manual da Escola Dominical, CPAD.

IV – Sugestão

 
Você vai precisar de cartolina de cores claras, tesoura e caneta hidrográfica.
Desenhe um óculos, comente com os pequenos, que geralmente os vovôs usam óculos e que hoje em homenagem a eles todos vão usar um. Distribua os óculos para as crianças no término da aula.




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ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com