sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

ADOLESCER SEM ADOECER - LIÇÃO 02 PRÉ-ADOLESCENTES



Texto Bíblico: Eclesiastes 11.5-10; 12.1

Como os adolescentes desejam ser adultos, o professor precisa tratá-los levando em consideração esse fato e lembrando que ainda não são adultos. Quando for apropriado, permita que os alunos tomem decisões e assumam responsabilidade, como planejar uma reunião social da classe.

É vital que você aceite a todos de sua classe e não escolha favoritos. Seja amigo e mostre interesse pessoal por cada aluno. A Escola Dominical deve ser um grupo onde todos se sentem confortáveis, sabem que fazem parte da classe e são amados. Faça um esforço especial para incluir alunos que são rejeitados pelo restante da turma, procurando descobrir o porquê e fazendo o possível para aliviar a situação.

Como adolescentes imitam os adultos que admiram, o professor deve ser o primeiro candidato a essa admiração e imitação. Seja um exemplo digno de imitação, assim como Paulo expressou em 1 Coríntios 11.1: ”Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo.”

Os adolescentes desenvolvem uma percepção aguçada do certo e do errado. Embora saibam que estão desobedecendo a Deus, muitas vezes são incapazes de romper com o hábito de pecar. Precisam de um ensinamento claro sobre como agir, do estímulo dos adultos admirados por eles e de amigos que estão tentando seguir a Deus.

Bibliografia

JOHNSON,Lin. Como Ensinar Adolescentes: descubra a alegria de trabalhar com eles. Rio de Janeiro:CPAD,2003


Dinâmica:
ADOLESCER 

Objetivo: Possibilitar aos jovens uma reflexão sobre como percebem o processo da adolescência. 

O que você irá precisar: Sala ampla, aparelho de som, papel sulfite, lápis de cor e hidrocor.

O que você devera fazer:

1) O facilitador solicitará o grupo a fazer um desenho representando como eles percebem a fase da adolescência.

2) Após a realização dos desenhos, solicitar os jovens a escreverem algo sobre: "adolescência é...."

3) Cada adolescente irá falar a respeito de seu desenho relatando como caracterizou a adolescência.

Pontos para discussão: 

a) Vantagens de ser adolescente; 

b) Desvantagens de ser adolescente; 

c) Como o adolescente e visto pela sociedade.

Resultados esperados: ter promovido uma reflexão de como o adolescente define esta fase de sua vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com