domingo, 15 de abril de 2012

QUAIS OS MOTIVOS QUE LEVAM A EVASÃO NA EBD?

Conversando com uma amiga nos últimos dias ela me perguntou sobre evasão na EBD, como ainda não havia pesquisado nada sobre o assunto decidi então fazê-lo e compartilhar com vocês (este artigo foi retirado do blog da EBD)
Recentemente fizemos um estudo em uma igreja, entre seus membros e congregados sobre a sua participação na EBD. Dentre os motivos para o não comparecimento freqüente a EBD, estão:

 8º lugar – Empatados: Aos domingos costumo dormir até mais tarde e Os assuntos apresentados na Lição não são interessantes.
 Aparentemente as pessoas que não se interessam pela escola dominical, acham os assuntos irrelevantes. Talvez isso seja reflexo do resultado que ficou em 1º lugar em nosso questionário, aliado ao 7º lugar – “Não consigo entender...” e ao 5º lugar – “Nunca tive o costume de freqüentar...”

 7º lugar – Empatados: Não consigo entender e ou assimilar os assuntos ensinados, Tenho medo de receber oportunidade e O domingo eu uso para o meu lazer.
 Acreditamos que o fato de o aluno não entender os assuntos ensinados, passa pelo conteúdo do professor - 1º lugar, aliado a problemas pessoais, culturais, sociais e psicológicos, até porque, a maioria dos que usaram desta resposta, também acentuaram o medo em receber oportunidades. Quanto ao uso do domingo, direcionado exclusivamente para o lazer, denota a falta da cultura de se ir a ED – parte do 5º lugar – “Nunca tive o costume de freqüentar...”. Talvez por costumes familiares e ou crentes neófitos, ainda influenciados pelos costumes do velho homem.
 6º lugar – O barulho durante a aula.
 Este tem sido uma das maiores influência para a evasão escolar, pois atrelado ao barulho, outros problemas são somados: o barulho pode causar a falta de concentração e a não compreensão do assunto aplicado.
 5º lugar – Empatados: No horário estou cuidando dos afazeres da minha casa e Nunca tive o costume de freqüentar a ED.
 Esta questão, esta intrinsecamente ligada ao 8º e 7º lugar.
 4º lugar – A falta de organização por parte da direção da ED.
Esta opção, tem ligação com o 3º lugar, pois a organização da ED, passa muitas vezes pela estrutura física do templo. É claro que podemos ter um templo bem dividido, visando acomodar bem seus membros e congregados, contudo a direção da ED, não conseguir se organizar suficientemente a ponto de garantir o bem estar de seus alunos. Aliado a este problema também, existe o fato de que muitos pastores e líderes de congregações, não atuam visando o melhoramento das ED´s. Este trabalho deve ser feito em conjunto com as lideranças da igreja, buscando a melhoria, em todos os aspectos, dos trabalhos envolvendo não só a ED, como também os demais departamentos da igreja. 3º lugar – A falta de estrutura física do templo.
 O mesmo que o 4º lugar.
 2º lugar – A falta de ordem no horário de início e término da ED.
 Este tem sido, em muitos lugares um grande causador da evasão na ED. Este tópico passa por parte do 4º lugar – “A falta de organização por parte da direção...”, quando a direção da ED, está perdendo-se em relação ao horário do trabalho da ED, estipulado pelas lideranças da igreja. Talvez esqueçam que, os componentes da ED, professores e alunos, também fazem parte de outros departamentos da igreja, e que estes poderão ter compromissos logo em seguida ao término da ED e ou no início da tarde. Este fato se complica, quando grande parte das nossas professoras e alunas, são donas-de-casa e que estas tem compromisso com a alimentação de sua família. Por esses motivos talvez, algumas irmãs tenham respondido o 5º lugar – “No horário da ED estou cuidando dos afazeres...”
 1º lugar – A falta de conteúdo por parte do professor.
 Infelizmente a campeã de todas. O professor deve ter em mente o que diz Rm. 12.7 – “...se é ensinar, haja dedicação ao ensino.” Segundo a versão dos melhores textos grego e hebraico, ou “...o que ensina esmere-se no fazê-lo.” Versão de Almeida – RA. Segundo do Dicionário Aurélio, dedicação significa - Qualidade de quem se dedica; abnegação, consagração, devotamento, Afeição profunda; veneração e amor. Ainda segundo Aurélio, esmerar-se, significa - Adquirir ou mostrar esmero em; aperfeiçoar; polir, apurar: Esforçar-se por fazer as coisas com perfeição; trabalhar com esmero; ser o mais correto possível, Aplicar-se, aperfeiçoar-se. Esse deve ser o sentimento e a atitude do professor na sua vocação ao ensino. Lembro-me de que de todas as vezes em que abandonei a ED na minha juventude, foi porque estava cansado de chegar à escola e ver o professor "jogar conversa fora", falar de assuntos não relacionados a lição em questão e ou preencher o tempo dando oportunidades para os alunos falarem, sem se quer ele haver dado qualquer ensino. Lembro-me também que já na minha vida ministerial, participei de uma reunião com líderes de departamentos da igreja, dentre eles dirigentes de ED´s. Quando o pastor responsável pela reunião, deu oportunidade para os líderes se expressarem, um superintendente (dirigente) da ED, levantou-se e pediu ao pastor que orienta-se aos dirigentes de congregações a exigirem dos membros e congregados a participação maciça na ED. Fui obrigado a retrucar e informar aos irmãos tudo o que falei no parágrafo anterior, e que, se nós melhorássemos o conteúdo do nosso ensino, automaticamente os alunos se interessariam e retornariam a ED.

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ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com