segunda-feira, 30 de julho de 2012

RELIGIÕES DIFERENTES EM QUEM ACREDITO? - LIÇÃO 06 ADOLESCENTES 3 TRIMESTRE 2012



Texto bíblico: 2 Crônicas 34.1-6



OS PAPEIS DOS PAIS E DOS FILHOS

1. O papel dos pais. Os pais têm a missão de delinear os rumos da vida dos seus filhos, de tal forma que, desde a infância até se tornarem adultos, sejam felizes e ajustados. A Bíblia é o manual por excelência de educação moral, cívica e espiritual para todas as idades. A disciplina é a chave do sucesso da instrução familiar. Diz o sábio Salomão: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não desviará dele” (Pv 22.6). Um requisito essencial da fascinante missão de criar filhos é:

Educação (Dt 6.,7; Sl 78.4). A melhor educação começa no lar. Os pais são os primeiros e mais próximos mestres dos filhos. Nos dias de Moisés houve a preocupação com a educação dos filhos. Do ponto de vista secular, educar os filhos não significa apenas colocá-los na escola e esperar que sejam os doutores de amanhã. Educar tem uma abrangência muito maior. O papel dos pais na arte de educar os filhos significa, antes de tudo, formar o caráter deles e definir objetivos espirituais para as suas vidas. Os pais devem esforçar-se para que seus filhos sejam encaminhados espiritualmente na igreja através da Escola Dominical e outros departamentos próprios ao nível de idade deles. O culto doméstico, há muito substituído por outras atividades, deveria ser uma forma de educar os filhos no caminho do Senhor. Educar não é apenas fornecer conhecimento intelectual aos filhos. Educar requer amor e disciplina no sentido de fazer com que os filhos conheçam os limites necessários para que não tenham frustrações posteriores. Disciplina implica corrigir com firmeza, sem qualquer atitude de violência. A disciplina ensina aos filhos a respeitarem a autoridade dos pais sobre suas vidas.

2. O papel dos filhos (Cl 3.20). Os filhos terão sua formação moral e espiritual com base no modelo dos pais. Uma boa liderança dentro da família abrange três dimensões da vida dos filhos. A primeira dimensão alcança os filhos pela instrução, isto é, refere-se ao que dizemos para os nossos filhos. A segunda dimensão é a influência, isto é, o que fazemos diante e para os filhos. A terceira dimensão é a imagem do que os pais são e mostram para os filhos no dia a dia. A obediência às vezes contraria a nossa natureza carnal. Os pais devem desenvolver atitudes firmes, amáveis e pacientes para com os filhos, para que eles aprendam que a obediência é para o bem deles. Obedecer é um princípio divino estabelecido para um relacionamento sadio entre as partes dentro da família. Esse ponto deve ser ampliado no ensino para corrigir conceituações erradas acerca da educação dos filhos.   

TEXTO EXTRAÍDO: Mordomia Cristã: Aprenda Como Melhor Servir a Deus. Rio de Janeiro, CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com