quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A IGREJA DE CRISTO - LIÇÃO 01 PRÉ-ADOLESCENTES - 4º TRIMESTRE 2012


Texto Bíblico:Efésios 2.20-22; 2 Tessalonicenses 2.13,14



A história da Igreja começou na primavera do ano 30 d.C., durante uma das três principais celebrações judaicas: A Festa dos Pentecostes. Diz a Bíblia que, no Dia de Pentecostes, havia quase 120 discípulos de Jesus no Cenáculo (At 1.15), buscando a Deus com oração intercalada por louvores (At 1.13,14 e Lc 24.53).

O evento que Deus início à Igreja aconteceu cinquenta dias após a ressurreição de Jesus e dez dias depois de Ele subir aos céus. Esse evento foi previsto e prometido por Jesus, que ordenou aos seus discípulos que ficassem em Jerusalém “até que do alto fossem “revestidos de poder” (Lc 24.49). Esse poder é o que Jesus chamou também de “a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós”, e que tornou os discípulos de Cristo testemunhas poderosas da mensagem do Evangelho (At 1.8;4.31). Essa virtude ou dom também é chamada Batismo no Espírito Santo (Mt 3.11). A Igreja portanto nasceu debaixo da unção e do poder do Espírito Santo. A Igreja nasceu em Jerusalém. Suas primeiras sedes de reunião eram o  Cenáculo e o Pórtico de Salomão,no Templo em Jerusalém, antes deste ser destruído (sua  destruição ocorreu em 70 d.C.) e dos cristãos serem impedidos de cultuarem ali. Depois, os cristãos passaram a se reunir em suas próprias casas, devido a perseguição (At 1.13; 3.1;5.12;12.12). 

Há cerca de 2 mil  anos, nasceu a Igreja, a comunidade de servos de Deus de todas as etnias e nações. Durante os séculos, ela tem atravessado momentos difíceis pontuados por avivamentos espirituais.

Nossa oração dever ser para que Deus reavive a sua Igreja no Brasil e no mundo, como em seu início, para que nestes últimos momentos que antecedem a Vinda de Cristo, possamos ver milhões de vidas renderem-se ao Senhor (Texto extraído da Revista de Juvenis, nº5- lição1, CPAD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com