quinta-feira, 4 de outubro de 2012

ESCATOLO...O QUÊ? - LIÇÃO 01 JUVENIS - 4º TRIMESTRE 2012


Texto Bíblico: Lucas 21.25-36



Professor, neste trimestre trataremos de um assunto riquíssimo e um tanto complexo, a Escatologia (A doutrina das últimas coisas). É necessário uma dedicação maior do professor para lecionar tal assunto.
 
Ore, pesquise e estude para que possa sanar as dúvidas futuras de seus alunos.

Deus é onisciente, e pela palavra profética participa aos homens algo sobre “os tempos  e estações que Ele mesmo estabeleceu pelo seu próprio poder” ( At 1.7). Essas revelações proféticas de Deus são como  “a história antecipada”, pois revelam  “as coisas que em breve hão de acontecer”(Cf. Ap 22.6).

O conhecimento do futuro pertence somente a Deus, que o vê como se fosse hoje, pois a Bíblia diz que “um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos, como um dia” (Cf. 2 Pe 3.8; Sl 90.4). Todos os homens são limitados! Nenhum de nós consegue ver nem o que sucederá no dia de amanhã, pois existe um véu impenetrável, que impede a visão do futuro. 

Porém, por meio da palavra profética, poderemos conhecer algo sobre as coisas do futuro.

Os creem em Deus e na sua Palavra não dão valor nem atenção às afirmativas de futurólogos, adivinhadores, astrólogos, cartomantes e outros que vaticinam e fazem prognósticos sobre o futuro, pois os seus pensamentos e a sua ciência vêm ora de fontes humanas ora da influência de espíritos de feitiçaria e de magia. Por isso, as suas explicações e afirmativas não merecem segurança nem confiança.

Para alguém obter segurança no estudo sobre os acontecimento dos últimos tempos, seja para a base de suas próprias opiniões seja para o ensino, é imprescindível “não ir além do que está escrito” (1 Co 4.6).

Todas as coisas que Deus revelou na palavra profética “são para nós e para nossos filhos” (Dt 29.29). Porém, existem coisas que Deus não revelou – essas “são para o Senhor, nosso Deus” (Dt 29.29). Sendo assim, não convém procurar explicar as coisas que a Bíblia não revela, aquilo de que Jesus disse: “ Não vos pertence saber” ( At. 1.7). Devemos sempre nos basear no que diz a Palavra de Deus ( Texto extraído do livro, Bergstén Eurico,Introdução a Teologia Sistemática. Rio de Janeiro, CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com