sexta-feira, 22 de março de 2013

DEUS FAZ MILAGRES! - LIÇÃO 12 JARDIM DA INFÂNCIA



Leitura Bíblica: Juízes 13—16



I. De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança compreenda que é Deus quem nos faz fortes para vencer as dificuldades.

• É importante fazer uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. 

• A palavra-chave da aula de hoje é “FORÇA”. Durante o decorrer da aula diga: “Deus nos dá força e coragem”.

II. Saiba Mais 
 Sansão era um líder de Israel, no tempo em que a nação achava-se dominada pelos inimigos. Esses inimigos eram chamados filisteus, e havia muitos deles. Mas nenhum deles podia derrotar Sansão. Sempre que os filisteus ameaçavam os israelitas, Sansão dava um jeito neles. Os filisteus odiavam Sansão.

Bem, a arrogância e a valentia acabaram pondo Sansão em dificuldade.

Ele gabou-se de sua força e deixou o orgulho subir-lhe à cabeça. Então, acabou contando aos inimigos o segredo da tal força. Finalmente... bem, você pode ler o que aconteceu em Juízes 16. 4-31. Portanto, não sejam arrogantes nem exiba valentia, mesmo que você seja grande e valente.

Deus é o único que pode nos fazer fortes, e Ele não gosta quando nos envaidecemos. A Bíblia afirma “As pessoas revoltadas gostam de brigas, e quem vive se gabando está correndo para a desgraça” (Pv 17.19). 

(Extraído da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD.).


III. Conversando com a professora 
Lembramos, mais uma vez, que a criança do jardim de infância acha-se numa fase em que come muito, e cresce ininterrupta e rapidamente.

Resultado: é uma criança cheia de energia.

E toda energia sem controle é desastrosa, como bem explica o Pr. Antônio Gilberto, ao falar dos dons espirituais. Explica ele que, “a eletricidade, quando domada nas subestações, torna-se apropriada ao consumo doméstico, mas nas linhas de alta tensão é letal e destruidora”. O mesmo princípio aplica-se à energia física acumulada nas crianças. Se ela for bem canalizada e distribuída em atividades diversas, ao longo da aula, resultará em melhor aproveitamento do ensino por parte do aluno, e satisfação sem estresse para o professor.

Frisamos que o aprendizado dessa “turma enérgica” dá-se principalmente por meio do olhar as coisas, do gesticular, repetir falas, pular, correr, atirar coisas, etc. Tenha isto sempre em mente, e não caia no erro de esperar, muito menos de exigir, que os seus alunos fiquem sentados passivamente, ouvindo-o contar uma história ou explicar um conceito.

Permita-lhes participar ativamente da aula, repetindo as falas dos personagens, imitando-lhes os movimentos, e “conversando” com eles, ao dirigir-lhes cumprimentos, elogios, palavras de consolação, repreensão, etc.  
(Marta Doreto)


IV. Sugestão 
Cole os visuais da lição em pedaços de papelão. Corte o mesmo em quatro partes, montado um quebra-cabeça. Sente-se com as crianças no chão da classe. Peça que os alunos formem dois grupos. Dê para cada grupo um quebra-cabeça para que montem em conjunto. Enquanto montam as peças, relembre as partes principais da história bíblica. Veja mais em http://ebiblicadominical.blogspot.com.br/2011/06/deus-faz-milagres-licao-12-jardim-da.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com