sábado, 28 de fevereiro de 2015

NÃO ADULTERARÁS - LIÇÃO 9 ADULTOS - 2015

INTRODUÇÃO
I – O SÉTIMO MANDAMENTO
II – INFIDELIDADE
III – OUTROS PECADOS SEXUAIS
IV – O ENSINO DE JESUS
CONCLUSÃO
VIGIAI E ORAI PARA QUE NÃO ENTREIS EM TENTAÇÃO.
MATEUS 26.41
Na lição desta semana, estudaremos a respeito do adultério. Uma prática ilícita que tem trazido muita tristeza e ausência de paz às famílias. Nesse caso, a Palavra de Deus orienta aos casais estarem atentos e zelarem pelo matrimônio, a fim de que sejam evitadas situações que possam comprometer a fidelidade conjugal, ou mesmo, a santidade e comunhão com Deus (Cf. Hb 13.4). Por esta razão, a conduta do casal cristão deve ser de constante vigilância e sabedoria para que o matrimônio esteja bem guardado, e também a estrutura familiar seja preservada.
Além do mais, é necessário que a vida espiritual do casal cristão esteja no altar de Deus. Um relacionamento pautado nos valores bíblicos certamente resultará em um lar harmonioso, e também em uma família saudável espiritualmente e emocionalmente onde o Espírito de Deus se faz presente. Portanto, caro professor, enfatize aos seus alunos que a vigilância e a oração devem ser entendidas como uma conduta preventiva para que sejam evitados problemas no matrimônio. Admoeste que o cuidado pela vida espiritual contribui para a saúde emocional do casamento e para a harmonia do lar. Boa aula!

I. O zelo pelo matrimônio, a vigilância e a sabedoria
Em vista do que podemos observar, o ensinamento bíblico é contundente em afirmar que o matrimônio deve ser respeitado como uma aliança especial que Deus constituiu. Porém, aos que negligenciam a este cuidado, as Escrituras declaram que Deus trará juízo sobre os filhos da desobediência (Cf. Hb 13.4).
Nos dias atuais temos visto a grande quantidade de lares destruídos por conta do adultério, e muitas vezes, a razão de tanta lástima é a falta de vigilância do casal. O apóstolo Paula cita em suas epístolas alguns deveres da vida conjugal que devem ser respeitados, dentre os quais está o respeito e submissão da esposa ao esposo, e a responsabilidade do esposo de amar a esposa, assim como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela (Cf. Ef 5.22-25). Tais valores são essenciais para a estabilidade de um casamento.
Nesse caso, a submissão da esposa é semelhante à submissão da Igreja a Cristo, reconhecendo-o como a cabeça, como a liderança responsável pelo cuidado e provisão do lar e da família. Do mesmo modo, a ordenança dada ao marido, sugere uma devoção em cuidar da esposa com um amor que ultrapassa o sentido humano de amar.
Na obra Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento, Laurence O. Richards discorre a respeito do amor do esposo: “A palavra amor é descrita em três possibilidades. Erao expressava paixão sexual, e é apropriado que o marido cristão tenha um desejo maduro e contínuo pela esposa. Phileo e storgeo são termos frequentemente usados para afeição familiar. E é apropriado que o marido sinta afeição cordial por sua esposa. No entanto, Paulo decide usar agapao, um termo meigo do grego secular, mas uma palavra infundida com um significado cristão único, por seu uso no N.T. Aqui, agapao expressa o amor desinteressado — um amor que se compromete conscientemente do custo pessoal. Ao decidir colocar o bem-estar da esposa em primeiro lugar, pois é isto que agapao implica, o marido voluntariamente sujeita seus próprios interesses às necessidades de sua esposa, e, portanto, sujeita-se a ela, em uma atitude de reverência a Cristo” (CPAD, 2007, p.434).
Sendo assim, a cooperação mútua entre o casal será a sabedoria necessária para dar consistência ao relacionamento, a fim de superarem qualquer investida de Satanás que venha tentá-los ao rompimento desta aliança que tem um valor inestimável perante o Criador (Cf. Cl 3.18-20,23,24).

II. A vida espiritual do casal cristão e a precaução com o adultério
À vista disso, há muitos casais que não consideram que há papéis dentro de um relacionamento que não podem deixar de ser cumpridos. O não cumprimento e a falta de atenção devida aos valores da Palavra de Deus podem fragilizar a saúde de uma relação conjugal (1 Pe 3.7). Por esse motivo, a valorização da vida espiritual do casal cristão deve ser prioridade. Um relacionamento pautado nos valores bíblicos certamente resultará em um lar harmonioso, e também, em uma família sadia.
A própria psicologia familiar declara que o comportamento dos filhos, muitas vezes, é fruto dos costumes e hábitos que aprendem diretamente com os pais. Sendo assim, pais que buscam a Deus e ensinam o caminho da justiça aos seus filhos, certamente aumentarão a possibilidade de seus filhos crescerem e levarem os valores cristãos para a sociedade, pois o exemplo de vida ensina melhor do que as palavras (Cf. Pv 22.6).
Além disso, a prática de uma vida espiritual no altar de Deus resulta em uma blindagem do casamento diante das adversidades. Embora o adultério seja uma ameaça à aliança matrimonial, o casal cristão que teme a Deus e pratica os valores bíblicos saberá discernir as investidas de Satanás contra a sua vida conjugal (1 Pe 3.1,2,7).
Contudo, é necessário apropriar-se da orientação de Cristo em relação à tentação: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26.41). Dessa forma, Cristo anunciou aos seus discípulos que eles passariam por provações e adversidades tais que precisariam estar prontos em espírito, pois a nossa estrutura humana é passível de falhar (Cf. Ef 6.18).
Igualmente em relação à vida conjugal, é de suma importância manter a vigilância e não permitir que o desgaste emocional causado pelas adversidades venha comprometer a fidelidade do casal. O problema de alguns cônjuges seria a falta de comprometimento em passar mais tempo presente com a família, ou mesmo cumprir com as responsabilidades concernentes ao relacionamento. Portanto, que a reflexão nos preceitos da Palavra de Deus esteja presente na conduta cristã de cada um de nós para que tenhamos uma vida conjugal e familiar saudável.

Considerações finais
Concluímos desta forma que a prática ilícita do adultério, muitas vezes, é resultado do descuido de muitos casais em não abstrair os valores da Palavra de Deus. Um estilo de vida comprometido com os ensinamentos do evangelho resulta em um relacionamento feliz e abençoado pelo Senhor, além de um lar harmonioso, constituído de uma família saudável. Desse modo, a vida no altar com Deus evita com que situações desagradáveis possam comprometer a paz e segurança de uma família. Afinal de contas, a aliança matrimonial é um empreendimento que surgiu no coração de Deus, a fim de que o ser humano viva em família e compartilhe a felicidade de estar ao lado de alguém que ama. Que possamos carregar em nossas vidas os valores da Palavra de Deus para que tenhamos um relacionamento conjugal feliz e uma família comprometida com a vontade de Deus.
Por Thiago Santos.
Educação Cristã.
Publicações. CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com