sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

APRENDA A PERDOAR - LIÇÃO 9 ADOLESCENTES

Texto Bíblico: Provérbios 18.19;19.11


Ao perdoar alguém que nos ofende, devemos fazê-lo de coração, pois o perdão é um dos elementos vitais para a sobrevivência, indispensável para termos uma vida saudável, física, moral e espiritual.

Como já é de seu conhecimento, Pedro perguntou ao Mestre quantas vezes deveria perdoar o seu irmão. Cristo respondeu que deveria perdoar setenta vezes sete. Essa matemática, apresentada por Jesus como resposta a pergunta de Pedro, viria a revolucionar os sistemas de valores morais e espirituais existentes. A tradição estabelecia três ou sete vezes a quantidade para o perdão. Jesus quebrou a matemática legalista dos judeus e, numa linguagem hiperbólica, falou em setenta vezes sete, para indicar um número ilimitado para a capacidade de perdoar o ofensor (FERREIRA, Dâmaris. et. al. Revista de Pré-Adolescentes: As Parábolas de Jesus, 2º Trimestre 2010. CPAD).


Boa ideia!

Você vai precisar de cartolina branca, caneta hidrográfica vermelha e tesoura.

Recorte quadrados de cartolina branca e entregue aos adolescentes. Solicite que escrevam o versículo do dia nos quadrados. Depois peça que entreguem esse cartão há alguém que elas acreditam que precisa pedir perdão. Incentive os alunos a reconhecer que todos podem errar e que não é vergonhoso pedir perdão. Pedir perdão é uma atitude cristã e muito honrosa.


Sugestão de atividade:

Faca a atividade a seguir com os adolescentes, explique sobre o perdão e entao cada adolescente poderá ganhar uma cópia do desenho para pintar .
Traga uma sacola ou bolsa e algumas pedras. Comente que
frequentemente ficamos com raiva ou tentamos nos vingar quando as pessoas
são más conosco. Enquanto fala, coloque as pedras na bolsa, uma de cada vez.
Quando as pedras estiverem na bolsa, deixe os adolescentes, uma de cada vez,
carregarem-na pela sala. Peça-lhes que tentem bater palmas ou dar um abraço
em alguém enquanto carregam a bolsa. Explique que estar com raiva de alguém
por alguma coisa ruim que tenham feito para nós é como carregar uma bolsa
cheia de pedras. É um peso para nós.
Peça que digam algumas vezes “Eu perdoarei” enquanto você tira
as pedras da bolsa. Explique que, quando perdoamos aos outros, não mais
temos que levar um grande peso. Sentimo-nos muito mais felizes quando
perdoamos. (Pode ser montado um colar recortando e passando linha através dos furos nos círculos)

Um comentário:

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com