sábado, 11 de dezembro de 2010

APRENDENDO A FICAR LONGE DO MAL- LIÇÃO 11 JARDIM DA INFÂNCIA

Texto Bíblico 1 João 5.18; Luas 22.31,32
De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda que, por ser filha de Deus, o diabo não lhe pode fazer mal.

• É importante fazer uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. 

• A palavra-chave da aula de hoje é “MAL”. Então, durante o decorrer da aula, repita a frase: “Deus nos protege do mal”. 

Para refletir

• Através da lição, aprendemos que a implantação da natureza divina em nós é obra do Espírito Santo, mas o cultivo desta natureza é trabalho nosso. Cabe a nós exercitar a santidade, sujeitando-nos a Deus e resistindo ao diabo. 

• Regras Práticas para os Professores 

Aprendizagem Bíblica
(Continuação...)

A Bíblia é de fato totalmente concreta em vários dos seus ensinamentos. É como se Deus soubesse que, não somente as crianças, mas muitos de nós precisaríamos pensar a seu respeito concretamente. Deus, Jesus e o Espírito Santo são pessoas. Isto é concreto. Eles falam e fazem coisas. Isto é concreto. Às vezes, vemos na Bíblia descrições de como um deles apareceu. Isto é concreto. Quando as crianças aprendem satisfatoriamente sobre Deus, através da Bíblia, com facilidade poderão aprender sobre a Trindade, utilizando o conhecimento adquirido — se o professor  julgar importante ensiná-los sobre a Trindade nesta idade. Deus diz que Ele é único. Ensine isto. Jesus não é outro Deus. Ele é Deus. Nossa mente não consegue alcançar plenamente o significado deste conceito, mas Deus diz que Ele é o único Deus. 

A dificuldade na compreensão da Trindade está na mente dos adultos e não na mente das crianças. Uma professora pediu a seus alunos que levantassem três dedinhos de uma mão e depois os segurassem bem juntinhos com a outra mão. Eles aprenderam que 1+1+1=1. Que satisfação! “As crianças — conta a professora — acreditaram tão facilmente. Que fé pura!” Não é uma tarefa agradável, mas alguém tem que extinguir tamanha excitação, explicando que, obviamente, as crianças acreditariam no que lhes foi dito, pois ainda não têm idade suficiente para saber que 1+1+1 deveria ser igual a 3. É claro, quando um matemático diz que o modo correto de se explicar  a Trindade é 1x1x1=1, então, todos desistem de utilizar o sistema numérico com as crianças do jardim.

A Bíblia é o melhor meio para ensinarmos às nossas crianças quem são as pessoas da Trindade — Deus, Jesus e o Espírito Santo. 

Como Ensinar Crianças do Jardim de Infância. Rio de Janeiro, CPAD.

Sugestões de Atividade

Para reforçar o ensino da lição, sugerimos a seguinte atividade: Revisão com desenhos. Prepare diversas questões que possam ser respondidas com um simples desenho. Faça uma pergunta de cada vez, dando tempo suficiente para que desenhem suas respostas. Veja um exemplo: 
O diabo queria fazer mal para João ou Pedro? (Pedro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com