sábado, 11 de dezembro de 2010

LOUVE A DEUS PORQUE ELE CURA - LIÇÃO 11 MATERNAL

Texto Bíblico Atos 3.1-16

De professor para professor

Prezado professor, neste domingo as crianças terão a oportunidade singular de compreenderem o significado da palavra “CURA”. O objetivo é que as crianças louvem a Deus por tudo que Ele nos cura. 

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. 

• A palavra-chave da aula de hoje é “CURA”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Vamos louvar a Deus porque Ele nos cura.”

Para refletir

• O texto bíblico que vamos estudar esta semana, além de mostrar o poder curador de Deus, nos ensina que nem sempre o Senhor nos dá o que pedimos, mas certamente Ele nos dá o que precisamos. 
Ao pedirmos a ajuda de Deus para determinada situação, Ele poderá não nos dar aquilo que pedimos, mas surpreender-nos com algo infinitamente melhor. Pense nisso!

• Professor, Jesus é aquEle que cura o corpo, a alma, o espírito, a personalidade e os relacionamentos. Lembre-se: “Ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados” (Is 53.5).

Regras Práticas para os Professores 

Métodos e Materiais

No mínimo sete categorias ou métodos podem ser empregados com crianças de todas as idades.

1. Artes manuais. Estas atividades fornecem um modo emocionante e agradável para as crianças aprenderem a Palavra de Deus. Com este tipo de tarefa, os processos de pensamento pelo que a criança passa são mais importantes do que o produto final. Elogio e incentivo específicos são necessários ao longo destas atividades.

2. Teatro. Uma a imaginação, sentimentos e ações da criança produzir uma experiência de aprendizagem coroada de pleno êxito. As atividades teatrais pode pôr a criança na pele de Daniel quando este estava diante da escritura na parede. Pode até levar as crianças à travessia do mar Vermelho. Tais representações tornam a Bíblia viva!

3. Comunicação oral. A maioria das crianças gosta de falar e dividir idéias e experiências. Isto ajuda as crianças a desenvolver suas habilidades de memorizar a Bíblia, ouvir, resolver problemas e compartilhar necessidades e pedidos. 

4. Música. O Salmo 150 diz: Louvai-o com o som de trombeta; [...] com o saltério e a harpa; [...] com o adufe e a flauta” (Sl 150.3,4). As crianças podem adorar e louvar ao Senhor com suas vozes e com instrumentos musicais simples. A música pode ser usada durante os momentos de adoração, de forma que as crianças sejam encorajadas a responder a Deus pela Palavra e Seus atos poderosos.

5. Jogos bíblicos. As crianças adoram jogar e aprender. Jogos bíblicos ajudam as crianças a aprender o assunto e a se lembrar de verdades específicas. 

Métodos e materiais criativos são ferramentas valiosas para auxiliar as crianças a conhecer, entender e aplicar a Palavra de Deus. É crucial que professores e pais sejam treinados no uso eficaz dos diversos métodos e materiais disponíveis. 

Trecho extraído de: Manual de Ensino Para o Educador Cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.

 Atividade Manual

Para reforçar o ensino da lição, sugerimos a seguinte atividade: Sente-se com as crianças em círculo no chão da classe. Mostre os visuais da lição. Depois peça que as crianças desenhem a parte da história que mais gostaram.  Enquanto elas desenhem faça algumas perguntas referentes a lição:

a.O que o homem pediu a Pedro e João?

b.Em vez disso, o que lhe deram?

Diga que Deus opera milagres. Ele curou o homem. Pedro ajudou orando em nome de Jesus. Deus continua curando. Vamos louvar ao Papai do céu que nos cura. Louve a Deus juntamente com as crianças.

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ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com