sábado, 4 de dezembro de 2010

LOUVE A DEUS - LIÇÃO 10 MATERNAL

Texto Bíblico Lucas 17.11-19

De professor para professor

Prezado professor, neste domingo as crianças terão a oportunidade singular de compreenderem o significado da palavra “AGRADECER”. O objetivo é que as crianças louvem a Deus por tudo que Ele é e faz. 

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. 

• A palavra-chave da aula de hoje é “AGRADECER”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Vamos louvar a Deus por tudo que Ele tem nos dado.”

Para refletir

• Estamos sempre pedindo a Deus alguma coisa. Isto não é ruim; demonstra a nossa confiança em Deus. Mas com que freqüência nos lembramos de agradecer e louvá-Lo pelo que nos dá? Durante a semana, medite em Colossenses 3.16: “A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graças em vosso coração”.

• Professor, a criança do maternal já realiza muitas atividades com autonomia, mas ainda carecem de alguma ajuda. Por isso, elogios e incentivo vão ajudá-las a tornar-se cada vez mais independente.

Regras Práticas para os Professores 

Métodos e Materiais

Que métodos e materiais devemos usar?

(... continuação)

           4. Dê instruções claras para cada atividade de aprendizagem. Se as crianças já sabem ler, escreva as orientações no quadro. Os professores devem circular pela sala de aula para terem a certeza de que cada criança entende o que deve ser feito.

            5. Perguntas planejadas ajudam as crianças a refletir sobre o que estão fazendo. Não é suficiente que as crianças saibam e entendam um conceito. Elas também devem saber pô-lo em prática. Perguntas habilmente feitas auxiliam as crianças a chegar às suas próprias conclusões.

             6. Orientação e incentivo mantêm as crianças motivadas durante a atividade de aprendizagem. Algumas atividades podem levar de 20 a 30 minutos para acabar. Lembre-se do estreito tempo de atenção da criança. Continue orientando e encorajando com elogios específicos para o trabalho em execução. 


Trecho extraído de 

Manual de Ensino Para o Educador Cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.

 Atividade Manual

Para reforçar o ensino da lição, sugerimos a seguinte atividade: Prenda uma folha de papel pardo na parede da classe. Distribua revistas velhas e tesoura. Peça que as crianças folheiem as revistas para encontrarem gravuras de como Deus as tem abençoado. Diga que Deus as abençoa dando amigos, família, alimentos, moradia, etc. Instrua as crianças para que colem as figuras na folha. Depois peça que agradeçam a Deus por tudo que Ele tem nos oferecido. 

Durante a atividade faça algumas perguntas referentes a lição:

a.    Quantos homens voltaram para agradecer?
b.    Quantos homens foram curados?
c.    Você quer louvar a Deus por tudo que Ele fez por você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com