sábado, 4 de dezembro de 2010

APRENDENDO A AGRADAR A DEUS - LIÇÃO 10 JARDIM DA INFÂNCIA

Texto Bíblico 1 Samuel 1.20-28;2.18-20

De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança sinta o desejo de agradar a Deus, procurando fazer sempre aquilo que o deixa contente.

• É importante fazer uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. 

• A palavra-chave da aula de hoje é “AJUDAR”. Então, durante o decorrer da aula, repita a frase: “Podemos ajudar a obra de Deus”. 

Para refletir

• Através da lição, aprendemos que agradar a Deus não é apenas um dever cristão, mas o alvo de nossas vidas. Escrevendo aos tessalonicenses, Paulo afirmou pregar com ousadia o evangelho, “não para agradar aos homens, mas a Deus, que prova o nosso coração” (1 Ts 2.4). 
Que ao ensinar venhamos agradar ao Senhor.

Regras Práticas para os Professores 

Aprendizagem Bíblica

(Continuação...)

Nós, que acreditamos no Espírito Santo como sendo uma pessoa, temos mais facilidade para ensinar às crianças que outros. Ele também faz coisas específicas nas histórias bíblicas. O Espírito Santo veio para ficar com os amigos de Jesus, após Ele ter retornado do céu. O Consolador também está conosco. Não podemos vê-lo, mas com certeza está aqui.
Esta é a melhor idade para aprender sobre Deus, Jesus e o Espírito Santo. Deus determinou que as crianças desta faixa etária pensassem de modo concreto. Ao iniciar a aprendizagem bíblica nesta época, a criança está preparada para crescer adquirindo uma compreensão madura nos anos que se seguem. Ao invés de nos preocuparmos se nossas crianças são ainda muito novas para aprender sobre a Bíblia, devemos nos concentrar no fato de que se não as ensinarmos enquanto pequenas, poderão se desviar mais tarde.
 
Na tentativa de ensinar seus alunos concretamente, muitos professores têm cometido o erro de usar símbolos abstratos como se fossem concretos. Um exemplo disso é o uso do círculo para demonstrar o caráter eterno de Deus. “Vejam este círculo. Não tem começo, nem fim. Deus também é assim. Não tem começo nem fim; Deus é eterno.” Mais adequado seria apenas explicar que Deus não tem começo, nem fim. Ele não teve que nascer. Sempre viveu e nunca morrerá. Deus viverá para sempre. O círculo somente traz confusão para a explicação.

Todos os diagramas são abstrações de altíssimo nível. Quanto mais abstrato o conceito, mais se distancia da idéia real. Até mesmo alguns adultos se sentem incomodados com esta ilustração. Sua concepção de eternidade é seguir continuamente. O círculo passa a idéia de que estamos retornando ao mesmo ponto de partida. Uma mente matemática encontrará a beleza desta simbologia. As crianças, porém, ainda estão muito distantes da de habilidade de pensar de forma simbólica e abstrata.

Continua na próxima semana.

Como Ensinar Crianças do Jardim de Infância. Rio de Janeiro, CPAD.

Sugestões de Atividade

Para reforçar o ensino da lição, sugerimos a seguinte atividade: Dê a cada aluno uma porção de argila. Oriente os alunos para que abram a massa até que ela fique fina. Peça que as crianças coloquem uma das mãos na argila, com os dedos unidos. Depois elas deverão fazer o contorno da mão com uma faca descartável. Coloque as “mãos” para secar sobre uma folha de papel. 

Quando terminarem diga que Samuel utilizava suas mãos para servir a Deus. Samuel servia ao Senhor porque queria agradá-Lo. Nós também podemos ajudar na obra do Senhor, podemos servir a Deus ajudando nossos irmãos. 

Um comentário:

  1. estou em duvida no que ensinar para crianças de 6 a 8 anos. Qual melhor lição para essa idade entre essas:o Espirito Santo de Deus; os filhos de Deus;as promessas de Deus;Jesus, o filho e Deus. vocês podem me ajudar? meu email é aline7alcantara@gmail.com. obrigada

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com