sexta-feira, 15 de abril de 2011

DEUS CUIDA DE NÓS - LIÇÃO 03 PRIMÁRIOS


Texto bíblico: Êxodo 1.22; 2.1-10

CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO

“1. O Nascimento, Proteção e Disciplina de Moisés (2.1-25)

Da perspectiva humana, o opressor egípcio fizera um édito que implicava na extinção de Israel. Se todos os meninos fossem afogados no rio, como uma nação sobreviveria? Com a supervisão de todo o povo para cumprir este desígnio mau, não havia jeito humano de resistência. Parecia que o fim chegara.
 
a)    A providência secreta de Deus (2.1-10). Deus tinha um homem e uma mulher da casa de Levi (1) em quem poderia confiar um segredo. Moisés não era o primeiro filho do casal, pois a irmã Miriã tinha idade o suficiente para cuidar do irmão (4; Nm 26.59). Além disso, o irmão de Moisés, Arão, era três anos mais velho que ele (6.20; Nm 26.59). Parece que édito do rei entrou em vigor depois do nascimento de Arão, sendo Moisés o primeiro filho deste casal cuja vida estava em perigo por causa da proclamação do rei.
A fé dos pais (Hb 11.23) é claramente ilustrada quando a mãe viu que ele era formoso e escondeu-o três meses (2). Depois, ela o colocou em uma arca e a pôs nos juncos à borda do rio (3). A fé sempre resulta em ação, mesmo quando a ação é arriscada. Vivendo pela fé, a mãe também mostrou inteligência. Ela colocou o bebê num lugar do rio onde a princesa do Egito normalmente freqüentava. Também dispôs que a filha ficasse em um ponto estratégico para fazer a pergunta certa no momento certo (4,7). Para saber (4) ou observar. Também foi ato de fé a mulher hebréia entregar o filho nas mãos da princesa egípcia. Esta mãe, como ocorreu mais tarde com Ana e Maria, estava convencida de que seu filho era escolhido de Deus e estava disposta a entregá-lo à providência divina.” (Comentário Bíblico Beacon. CPAD. p.143-144)

ATIVIDADES

Para a aula do próximo domingo, sugerimos uma atividade para fixação da história bíblica.

Encha uma sacola com objetos relacionados à história de hoje. Para isso, você pode separar durante a semana um bebê de plástico, uma casa, um cesto, um desenho de um rio, uma planta, uma princesa, uma boneca representando a mãe de Moisés, um palácio. Vá retirando uma peça de cada vez da sacola, na sequência acima, e mostrando às crianças, a fim de que possam recontar a história.

Peça a um aluno, que tenha uma boa escrita, para reescrever a história enquanto seus colegas estão recontando-a. Para encerrar, solicite um voluntário para ler a história que o outro escreveu.
Sugestão de atividade. Esta atividade está disponível para download no link abaixo:
Você vai precisar de:
Papel Cartão fino
Canetas ou lápis para colorir
Tesoura
Cola

Instruções:

1) Pinte as gravuras

2) Cortar todos os três itens

3) Faça dois entalhes na imagem principal com tesoura

4) Encaixe a gravura de Moisés  nos entalhes do quadro principal

5) Cole Miriam no lado direito da imagem principal, utilizando a aba

6) Use o guia principal para puxar Moisés para a princesa ou para escondê-lo nos juncos.
Ideia retirada do site: 





Atividades para downloads: cartaz com versículo+folha de cartões+atividade+frase do dia)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com