sexta-feira, 8 de abril de 2011

DEUS ME PROTEGE NA TEMPESTADE - LIÇÃO 02 MATERNAL



I. Leitura Bíblica Marcos 6.45-51

II. De professor para professor 

Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é fazer com que a criança vença o medo de chuvas e trovões, crendo que Deus a protege na tempestade. 

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. 

• A palavra-chave é  “TEMPESTADE”. Durante o decorrer da aula diga às crianças que o Papai do céu nos protege na tempestade.

III. Para refletir

Os discípulos ficaram surpresos ao ver Jesus caminhando sobre as águas. Mas deveriam saber que Ele os ajudaria quando estivessem em dificuldades. Embora tivessem perdido Jesus de vista, Ele não os perdeu. Sua preocupação com os discípulos venceu a falta de fé que demonstraram. Da próxima vez que estiverem em “águas profundas”, lembre-se que Cristo conhece sua luta e se preocupa com você. 

Os discípulos tinham medo, mas a presença de Jesus acalmou seus temores. E nós, tentamos resolver sozinhos os problemas ou permitimos que Jesus nos ajude? Em ocasiões de medo e de incerteza é muito tranqüilizador saber que Cristo está sempre conosco (Mt 28.20). Reconhecer a presença de Cristo é o melhor antídoto para o medo. 

Extraído da: Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD.

IV. Conversando com o professor

O professor da Escola Dominical é diferente do que ministra no ensino secular. Você está lidando com a Palavra de Deus – a mensagem que transforma vidas. E é necessário, no dia-a-dia, reservar parte do seu tempo para cultivar uma comunhão íntima com o Senhor. Se não tem buscado a presença do Mestre como deveria, pense um pouco a respeito. Lembre-se de que os servos de Deus mais usados por Ele viviam em oração e meditavam nas Escrituras (Sl 55. 17; Dn 6.10).

Trecho extraído de:
Lições Bíblicas Juvenis, Mestre 1. Rio de Janeiro, CPAD.

V. Sugestões 

Sente-se com as crianças em círculo no tapete da classe. Providencie o visual 2.1a e 2.1b. Mostre os mesmos e faça algumas perguntas: 

“Por que os discípulos estavam com medo?” 
“Quem ajudou os discípulos?”
“Quem os discípulos pensaram que Jesus fosse?”
“Quem nos protege?” (Repita com a turma o versículo que foi memorizado. Utilize o visual do guarda-chuva.)
Jesus protegeu os discípulos no meio de uma tempestade. Vamos louvá-Lo fazendo um bonito desenho? Peça que as crianças desenhem e pinte a parte da história que mais gostaram.



Atividades para dowload (Palavra-chave,folha decorada,atividades):


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com