sexta-feira, 8 de abril de 2011

CONFIANDO EM DEUS - LIÇÃO 02 JARDIM DA INFÂNCIA



I. De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança compreenda que Deus é fiel.

• É importante fazer uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. 

• A palavra-chave da aula de hoje é “CONFIAR”. Durante o decorrer da aula diga: “Nós podemos confiar em Deus”.

II. Saiba Mais 

Embora Abraão viesse demonstrando sua fé pelas ações, foi a fé no Senhor, e não suas ações, que o fez justo diante de Deus (Rm 4.1-5) Nós também, podemos ter um relacionamento com Deus através da confiança nEle. Nossas atitudes externas – freqüência à igreja, orações, boas obras – não nos justificaram diante de Deus. Um relacionamento correto é baseado na fé – a confiança interior de que Deus é quem Ele diz ser e que irá cumprir todas as suas promessas. As ações corretas virão naturalmente como conseqüência. 

Extraído da: Bíblia de Aplicação Pessoal, CPAD.

III. Conversando com a professora 

O professor da Escola Dominical é diferente do que ministra no ensino secular. Você está lidando com a Palavra de Deus – a mensagem que transforma vidas. E é necessário, no dia-a-dia, reservar parte do seu tempo para cultivar uma comunhão íntima com o Senhor. Se não tem buscado a presença do Mestre como deveria, pense um pouco a respeito. Lembre-se de que os servos de Deus mais usados por Ele viviam em oração e meditavam nas Escrituras (Sl 55. 17; Dn 6.10).

Trecho extraído de:
Lições Bíblicas Juvenis, Mestre 1. Rio de Janeiro, CPAD.

IV. Sugestão 

Converse com a turma explicando que Deus havia feito uma promessa para Abraão. Depois pergunte aos alunos: “O que Deus havia prometido para Abraão e Sara?”

Explique que a Bíblia está repleta de promessas para nós. Mencione algumas delas como Êxodo 20.12; Deuteronômio 28.1. Depois pergunte novamente: “Quem aqui crê que Deus cumpre as promessas que faz?” Ouça as respostas com atenção. Deus promete e cumpre. Ele não é como nós, que às vezes prometemos e não cumprimos.

Por fim, entregue a cada aluno uma folha de papel sulfite, peça-lhes que escolham uma das promessas encontradas na Palavra de Deus e façam um desenho relacionado a ela.



Atividades para download ( cartaz do versículo,folha para memorização,palavra-chave,atividade):




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com