sexta-feira, 8 de abril de 2011

ÉTICA É SEMPRE BEM-VINDA. - LIÇÃO 02 JUVENIS


Texto Bíblico: Mateus 5.17-21

Caro professor da classe de Juvenis, a Paz do Senhor! O tema da lição desta semana é “Ética é sempre bem-vinda”. Este assunto está baseado no texto de Mateus 5.17-21.  Certamente não vão faltar exemplos de pessoas, até mesmos líderes eclesiásticos, que vivem uma vida completamente antiética para esta lição. Por isso, estude algumas obras sobre ética (livros de filosofia, por exemplo) e ética cristã (como por exemplo “Ética Cristã” de Elinaldo Renovato; “Ética: As decisões Morais à luz da Bíblia” de Arthur F. Holmes; ambas publicadas pela CPAD). Feito isso, providencie recortes de jornais ou revistas que mostrem escândalos, corrupções e fraudes.

Professor, lembre que sua aula deve ser preparada antecipadamente, para que os seus alunos percebem consistência e preparo em suas ministrações. Ore a Deus para que o capacite e os corações dos alunos sejam tocados pelas aulas ministradas. 


"1. Conceitos
1.1 Origens da palavra ética: vem do grego, ethos, que significa costume, disposição,hábito. No latim, vem de mos, com o significado de costume, uso, regra.
1.2 Definições: “A teoria da natureza do bem e como ele pode ser alcançado”. Mostra o que é bom, mau, certo ou errado; o que deve ou não deve ser feito.Em resumo: “A Ética é a conduta ideal do indivíduo”.
1.3 Ética Cristã: podemos dizer que é o conjunto de regras de conduta, aceitas pelos cristão, tendo por fundamento a Palavra de Deus.
1.4 Ética Pastoral: é a parte da Ética Cristã, aplicada à conduta do ministro evangélico.Pode ser entendida também como ética ministerial." Extraído do livro Ética Cristã - Pastor Elinaldo Renovato
Boa aula! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com