sexta-feira, 8 de abril de 2011

OS CAMINHOS DE DEUS - LIÇÃO 02 ADOLESCENTES



Texto Bíblico: Lucas 4. 14-30
   
CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO

Caro professor da classe de adolescente, a paz do Senhor! Estamos aqui em mais uma oportunidade para trazer para você mais um auxílio didático desta lição tem como título: “Os caminhos de Deus.” 

Para seu crescimento espiritual e edificação, sugerimos o texto a seguir pra que você possa refletir e dialogar acerca dos princípios que Deus estabeleceu para que todos nós possamos estar no caminho dEle.

 NO CAMINHO CERTO

Hector sentiu-se desconfortável sob o holofote. Ele sabia que era uma honra receber um prêmio regional de reconhecimento pelo sucesso de sua cadeia de restaurantes, e estava orgulhoso de representar a sua família e a sua comunidade.  Ele se perguntava como poderia expressar melhor os seus pensamentos aos jornalistas próximos. Mas, ao olhar para trás, para a pobreza dos seus anos de infância, e para a fé súplice dos seus pais, ele soube o que deveria dizer. Todos na platéia sabiam o que Hector tinha superado até chegar a este dia, mas ao subir ao pódio, esperando que os aplausos diminuíssem, ele apontou para o céu.

“Sem a orientação dos meus pais, sem o seu exemplo de fé, disse ele, ‘eu nunca teria depositado a minha confiança em Deus, que me trouxe até aqui hoje.”

Deus o criou para que você se apóie nEle. Aquilo que vai contra a grande parte da “sabedoria” contemporânea, que exalta a independência e diz que qualquer coisa que não seja a auto-suficiência é uma fraqueza. A verdade é que as pessoas são fracas. Algumas podem parecer estar a salvo das fraquezas comuns, tais como preocupar-se com o que as pessoas dizem, mas a maior probabilidade é que elas também sejam invulneráveis à intimidade,  e ao contato genuíno com as outras pessoas.

O plano de Deus é melhor. Por intermédio da sua Palavra, pelo seu Espírito Santo, pelo aconselhamento de irmãos na fé, e em toda e qualquer circunstância, Ele o orienta. Você confia porque sabe que Ele tem um bom plano para a sua vida, e que irá realizá-lo. 

Os princípios de orientação de Deus funcionam maravilhosa e efetivamente na sua sala de aula. Você define as bases para o aprendizado, estabelece os padrões, fornece instrução e orientação. E, como você está ciente de que tudo é parte do plano de Deus, incentiva seus alunos, ouve o que eles dizem, partilha com eles as suas próprias imperfeições e as lições aprendidas. À medida que você confiar mais e mais na orientação de Deus, outras pessoas também confiarão nEle, por seu intermédio.  

(Graça diária para professores. CPAD. 2007.p.182).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com