sexta-feira, 8 de abril de 2011
VIDA DE ESCRAVO É DIFÍCIL - LIÇÃO 02 PRIMÁRIOS
Texto bíblico: Êxodo 1.12-14
CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO
“Os verbos utilizados nestes sete versículos, a fim de descrever o crescimento de Israel no Egito (‘frutificaram, e aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente; de maneira que a terra se encheu deles´), são tão somente o cumprimento das bênçãos e ordenanças de Deus a Adão (Gn 1.28), Noé (Gn 9.1,7), Abraão (Gn 13.16; 15.5; 17.2) e Jacó (Gn 28.14; 46.3). Em certo sentido, portanto, é a bênção de Deus sobre seu povo que faz com que Faraó fique preocupado. Sempre que a maravilhosa bênção de Deus é derramada, há alguém, em algum lugar, que fica desconfortável ou se exaspera. Em Gênesis 12—50, a infertilidade muitas vezes ameaçou a concretização das promessas de Deus. Já nos primeiros capítulos de Êxodo, é a superfertilidade que se transforma em uma ameaça.
A exemplo do que ocorre atualmente em alguns países, nos quais a população vê com desconfiança o crescimento de minorias, os egípcios começaram a se preocupar com a presença cada vez maior de israelitas. Por causa disso, o Faraó, cujo nome não é informado, ordena a execução de um plano visando solucionar a situação. A fim de impedir uma potencial fuga e descartar a possibilidade de os israelitas auxiliarem o inimigo em meio a uma guerra, ele obriga-os a trabalhos braçais absurdamente excruciantes (1.8-14). A intenção era desmoraliza-los, convencê-los de sua posição de escravos e reduzir ao máximo qualquer possibilidade de insurreição.
Os egípcios, no entanto, descobriram que o sofrimento físico apenas fortalece essas minorias religiosas (como aconteceu com os russos, em relação a cristãos e judeus, na antiga União Soviética). Em vez de capitulação, o resultado foi uma resistência maior.” (Manual do pentateuco. CPAD. p.156)
ATIVIDADES
Para a aula do próximo domingo, sugiro uma atividade para auxiliar na memorização do versículo-chave. Divida a classe em grupos de dez, no máximo, escolha um líder para cada grupo. Prepare para cada grupo um jogo de fichas com o versículo a ser memorizado; escreva uma palavra em cada ficha, incluindo a referência. Embaralhe-as bem, empilhe-as e coloque-as ao lado oposto dos grupos, no outro canto da sala.
Entregue aos líderes um conjunto de dez perguntas e respostas relacionadas à história bíblica, que deverão ser feitas uma de cada vez.
Quem acertar a resposta corre até as fichas do versículo, pega uma e volta à base. O grupo que completar o versículo primeiro é o vencedor.
Atividades para downloads (cartaz,folha de versículos jogo dos sete erros):
ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL
Fonte:ensinodominical.wordpress.comOs missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.
Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.
Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.