quinta-feira, 16 de junho de 2011

DEUS FAZ MILAGRES! - LIÇÃO 12 JARDIM DA INFÂNCIA





Palavra-chave

Leitura Bíblica Êxodo 16.11-17

I. De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança compreenda que Deus continua a realizar milagres.

• É importante fazer uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. 

• A palavra-chave da aula de hoje é “MILAGRE”. Durante o decorrer da aula diga: “Deus pode realizar milagres.”

II. Saiba Mais 
As Escrituras retratam Deus como um ser Todo-Poderoso (Jr 32.17). Ele tem poder para realizar milagres. O Deus a quem servimos tem força abundante (Sl 147.5) e tem poder e força incomparáveis (2 Cr 20.6; Ef 1. 19-21). Ninguém pode segurar a mão dEle (Dn 4.35). Ninguém pode impedi-lo (Is 43.13) ou invalidá-lo (Is 14.27). Nada é impossível (Mt 19.26; Mc 10.27; Lc 1.37) ou muito difícil para Ele (Gn 18.14; Jr 32.17,27). Podemos descansar serenos com o conhecimento de que o nosso Deus Todo-Poderoso tem tudo sobre o seu controle. 

Extraído de O Cristianismo Segundo a Bíblia, Ron Rhodes, CPAD.

II. Conversando com a professora 

A imitação é um traço acentuado na criança, e esta tendência a imitar contribui para a construção do seu caráter. Pois, conforme expressa o pastor Antonio Gilberto, “essa é a época áurea da formação dos hábitos como oração, obediência, freqüência aos cultos, contribuição, assistência caritativa e filantrópica, etc. A vida é uma série de hábitos, bons ou maus. Os que moldarão a vida serão formados na primeira infância, precisamente até os quatro anos. Toda construção começa pelo alicerce, e aqui temos o alicerce da vida – 1a infância. Passada esta fase, não volta mais” (Manual da Escola Dominical, CPAD).

A criança não é imitadora apenas socialmente, mas também no âmbito espiritual. A atitude dos adultos, principalmente dos pais e professores da Escola Dominical, exerce sobre ela uma forte influência. Copia o modo como o pai segura a Bíblia, a maneira da mãe sentar-se na igreja, o jeito como os pais oram, as expressões da professora ao adorar a Deus, etc.

Cientes disto, queridos professores, sejamos imitadores de Cristo, para que ao sermos imitados por nossos pequeninos, contribuamos para a sua boa formação espiritual. (Marta Doreto)

Sugestões de atividades:

Peça aos alunos para colorir o desenho e depois colar pedacinhos de algodão nos floquinhos de maná.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com