sexta-feira, 17 de junho de 2011

HEIN?! - LIÇÃO 12 JUNIORES



Texto bíblico: 1 Samuel 3

CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO

“O relato da rápida resposta de Samuel ao que ele julgou ser a voz de Eli, e o reconhecimento de Eli de que Deus falava com o rapaz, é uma das histórias favoritas do Antigo Testamento. Samuel ainda não conhecia o Senhor (7) – em hebraico, yada, ‘conhecer’, significa mais que o conhecimento intelectual (cf. comentário sobre 2.11). Implica em conhecimento pessoal. Até agora, Deus não tinha aparecido a Samuel com visões proféticas, embora o Senhor o preparasse para o lugar que deveria ocupar.

Em resposta às palavras de Samuel, Fala, Senhor, porque o teu servo ouve (9-10), ao quarto chamado do Senhor, Deus disse as primeiras palavras proféticas ao jovem. A esta altura nós podemos perceber a disposição para ouvir como uma condição para as palavras posteriores de Deus (cf. At 26.14-18). Aparentemente, houve algum tipo de aparição visual, pois o texto afirma, veio o Senhor, e ali esteve (10) — em hebraico, yatsab, ‘esteve’, tipicamente quer dizer ‘apresentar-se perante’. A mensagem era similar àquela trazida pelo homem de Deus, sem referência de nome, em 2.27-36, exceto que anunciava a proximidade da época do julgamento na casa de Eli. Vou eu a fazer (11) significa literalmente: ‘Eu estou fazendo’. Os acontecimentos já naquela ocasião modelavam aquilo que proporcionaria o cumprimento das predições feitas previamente. Inúmeras traduções posteriores trazem ‘Eu irei fazer’. Tinirão ambas as orelhas (11) era uma expressão comum que significava ouvir com horror e medo (cf. 2 Rs 21.12; Jr 19.3).

‘Ouvindo o chamado de Deus’ é o tema dos versículos 1-10. As principais verdades: (1) Deus está sem silêncio quando a Sua Palavra não é conhecida, 1; (2) O chamado de Deus pode ser confundido, 2-7; (3) A Palavra de Deus é transmitida quando os seus servos ouvem, 8-10.” (Comentário Bíblico Beacon, vol.2, CPAD, p.185).
 
ATIVIDADE

Em continuidade a nossa gincana e aproveitando a aula de hoje que fala sobre o episódio da vida de Samuel em que Deus fala com ele, sugiro que você proponha a seguinte tarefa aos alunos:

Eles terão de trazer para a sala de aula o meio de comunicação mais antigo que puderem. O grupo que trouxer o mais antigo obtém a vitória.

Aproveite também para introduzir a aula com esta gincana e discorrer um pouco a respeito dos meios que os homens utilizam para se comunicar uns com os outros. Pergunte-lhes se podem citar alguns deles e explicar como funcionam. Esta atividade funcionará como um excelente gancho para introduzir o assunto desta aula.



Sugestão de marca-página para entregar ao final da aula:

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ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com