sexta-feira, 17 de junho de 2011

TRÍPLO MINISTÉRIO - LIÇÃO 12 ADOLESCENTES



Texto Bíblico: Mateus 9.27-36

O Salvador mão na massa

Um professor de ciências elementar era um rapaz que colocava a “mão na massa”. Ele ministrou a sua aula mais convincente em paleontologia enterrando um modelo em tamanho natural de um esqueleto de T-Rex, a um metro de profundidade em um campo. Cuidadosa e metodicamente, mas sempre com um elevado senso de descoberta, ele ensinou seus alunos como conduzir uma  autêntica escavação.

Para um exame do espaço sideral, esse mesmo professor ajudou aos seus alunos a construir um centro de comando e controle de naves espaciais na sala de aula [...].
[As lições de Jesus resultaram em exemplos práticos poderosos.] Quer estivesse alimentando uma multidão a partir de poucos pães e peixes, quer transformando água em vinho, Ele sempre foi cuidadoso em acompanhar os seus seguidores, de forma paciente e compassiva, ensinando-os a confiar, esperar, a “cavar um pouco mais fundo” no tocante a crer no Pai. Todos os seus sentidos estavam empenhados, quer Ele ensinasse no Templo quer escrevesse na areia.

Muitos líderes religiosos daqueles dias não foram  capazes de comover as pessoas porque a sua religião era arrogante e inacessível, e sua mensagem era de condenação. Mas Jesus, o filho de um carpinteiro, era o Messias que colocava a “mão na massa”. Pelo fato de receber os seus discípulos para comerem e orarem com Ele, e tocarem as suas cicatrizes sacrificiais, Ele chegou até eles. Para que uma criança [adolescentes] retenha a maior parte do que lhe é ensinado, o professor deve envolver toda a inteligência dessa criança [adolescente]. Uma experiência prática deixa uma impressão duradoura. Quando os seus alunos trabalharem ao seu lado, virem a alegria em seu rosto e ouvirem o entusiasmo em sua voz, você os alcançara de um modo novo e maravilhoso.” Graça Diária para Professores – CPAD.

Colocando a mão na massa 

Divida a classe em grupos, entregue a eles folhas e canetas. Peça a eles para escolherem e escreverem na folha um louvor que gostem e que conheçam toda a letra. Observe para que não haja repetição dos louvores.

]Após a escolha comente que o ministério de Jesus era triplo: Ele ensinava, curava e libertava os oprimidos. 

Peça para eles aproveitarem a melodia da canção escolhida e construírem uma nova letra (uma paródia). A canção deve falar de Jesus e de seu ministério terreno. Se possível peça a ajuda de um instrumentista para orientá-los. Observe se não há discordância com a Palavra de Deus.
Converse com o superintendente da EBD sobre essa tarefa e, aproveitando que é o encerramento do trimestre,peça um tempo para seus alunos se apresentarem para toda a igreja no próximo domingo.

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ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com