sexta-feira, 17 de junho de 2011

PRIMEIRO EU! - LIÇÃO 12 PRÉ-ADOLESCENTES



Texto Bíblico: Gênesis 26.12-14,16; 37. 4,5


Na infância há uma dificuldade em dividir a bolacha, os amigos, a atenção e etc. Há o desejo de termos brinquedos ou roupas idênticas aos dos colegas. Acreditamos ser natural, ser “coisa” de criança e negligenciamos na correção. E assim formamos adultos egoístas e invejosos. 

A pessoa é egoísta e invejosa não tem o Fruto do Espírito. “A pessoa que tem amor não é invejosa. A pessoa amorosa não tem inveja ou ciúmes do sucesso dos outros. Ela se alegra quando coisas boas acontecem aos colegas de trabalho, aos cristãos ou até aos inimigos. Ela não cobiça o que pertence ao próximo” (Êx 20.17).

“A pessoa que tem amor não busca os seus interesses. Ela é altruísta. Não é interesseira, mas alegremente abre mão dos seus direitos. Jesus disse: “Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber” (At 20.35). Fruto do Espírito - Antonio Gilberto (CPAD)

Boa Ideia

Você vai precisar de balões (bexigas), quadro e tiras de papel.
Passo a passo

1 - Trace uma linha horizontal dividindo o quadro em duas colunas. Em cada coluna escreva um dos adágios populares “Farinha pouca, meu pirão primeiro” e “O que a ferrugem faz ao ferro, a inveja faz o homem”. 

2 - Nas tiras de papel escreva nomes de personagens bíblicos que foram acometidos desses sentimentos ruins. Dobre e coloque dentro dos balões e depois os infle. Ex: Caim, Saul, Acabe, Ló e etc.

3 - Pergunte aos alunos o que eles entendem sobre estas frases e que sentimentos estão evidenciados. Após as respostas, explique que esses sentimentos o egoísmo e a inveja, não podem existir em nossas vidas. Eles não agradam a Deus e por serem pecado nos afastam dEle.
4- Peça a alguns alunos para estourarem os balões e lerem em voz alta os nomes dos personagens. 

5 – Ajude-os contando a situação em o personagem passou, para que eles possam separar os egoístas dos invejosos. Ex: Caim ficou irado porque Deus aceitou o sacrifício oferecido por seu irmão Abel e rejeitou o seu. 

6 – Depois eles devem escrever os nomes no quadro de acordo com os adágios.

7 – Explique que esses sentimentos produzem sofrimento e consequência terríveis. Converse com eles o que ocorreu com cada personagem.

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ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com