quinta-feira, 28 de julho de 2011

UM REI SEM TRONO? - LIÇÃO 05 JUNIORES

2 Samuel 2.1-4; 5.1-5;6.12-19
A paz do Senhor!

Caro professor da classe de juniores, a lição deste domingo trata de vários assuntos interessantes: O tempo que levou Davi ser coroado rei, a chegada da Arca da Aliança, a adoração de Davi a Deus e o seu desejo de construir o templo.
Aproveitando para ensinar aos seus alunos o que é adoração.

“As crianças precisam saber que há muitas formas de adoração, mas que todas convergem para um único objetivo: entregar-se totalmente a Deus em retribuição a quem Ele é. Na adoração louvamos a Deus com toda sinceridade de coração, com toda a nossa vida: “Deus é Espírito, e importa que os que adoram o adorem em espírito e verdade” (Jo 4.24). Nossas escolhas em obediência à vontade de Deus dEle também  são atos de adoração: “ Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que  apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo  e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” ( Rm 12.1). Podemos adorar a Deus em grupo ou sozinhos – a qualquer hora, em qualquer lugar. Entretanto, reunir-se a outros para adorar encoraja-nos a dar mais  de nós  mesmos a Deus, e também é uma afirmação visível para o resto do mundo de que Deus mercê verdadeiramente ser adorado.

Você deve escrever a adoração da seguinte maneira a fim de que as crianças compreendam: a adoração é como um círculo. Ela começa com Deus.  Aprendemos a respeito dEle e percebemos que podemos confiar nEle: Ele mantém suas promessas, sabe todas as coisas, pode fazer tudo, está em todos os lugares e sempre nos ama. Isso faz com que louvemos, e lhe agradeçamos, e lhe confiemos nossa vida, Ele nos muda e nos torna mais parecidos com Jesus. Nosso louvor vem do mais íntimo de nossa alma quando isso acontece. Reunimo-nos com outras pessoas e falamos como Deus é maravilhoso. Isso fortalece ainda mais nossa confiança nEle, o que nos leva a adorar de forma ainda mais excelente. E quanto mais isso acontece, mais próximo nos tornamos de Deus e o adoramos mais, o que nos leva para ainda mais perto dEle.”

Texto extraído do Livro: Ensine sobre Deus às Crianças, editado pela CPAD

Boa ideia.

Leve para classe um aparelho de som e um cd com canções que as crianças gostem. Após explicar o que é adoração, reserve um tempo da aula para um período especial de adoração com as canções que você escolheu.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com