sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O AMIGO DE DEUS AMA SUA FAMÍLIA - LIÇÃO 09 JARDIM DA INFÂNCIA


Texto Bíblico: Josué 24.14-28

I - De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança saiba que o amigo de Deus ama a sua família.

•    A palavra-chave deste domingo é “Família”. No decorrer da aula diga: “O Amigo de Deus Ama a sua Família”.

•     Ensine aos pequenos a amar os membros da família. 

II -  Saiba Mais 

O crescimento físico, desta faixa etária já alcançou uma época de muita autoconfiança. Sua coordenação motora e o desenvolvimento dos seus pequenos músculos já avançaram o suficiente para o manuseio de tesouras, pincéis, lápis, gizes de cera e bastões de cola – o material do dia-a-dia do jardim de infância. Já consegue manejar os fechos e botões de sua roupa, embora ainda possa estar aprendendo a amarrar os sapatos.

É capaz de correr, pular e escalar. Provavelmente, em pouco tempo, aprenderá a dançar e saltar obstáculos. Capacitadas por suas habilidades, realiza seus propósitos para a sua satisfação pessoal. Se tiver seus erros e deficiências apontadas pelos adultos, se sentirá um fracasso. Caso contrário, crescerá confiante, adquirindo novas habilidades a cada dia. 

Extraído do livro: Como Ensinar Crianças do Jardim de Infância, CPAD.

III - Conversando com o professor

Josué sabia que seu povo deveria fazer uma escolha definitiva em relação a quem serviria. Ele insistiu para que eles afirmassem claramente Aquele em quem colocavam todas as esperanças. A quem eles seriam leais? Seria tal devoção entregue àqueles a quem já haviam derrotado? A indecisão seria um erro fatal, uma causa certa de fracasso. Portanto, escolhei hoje.

Josué já fizera sua escolha. Ele já havia estabelecido o tipo de exemplo que queria que os outros seguissem. Ele exercia toda a influência de que dispunha para ajudá-los a fazer a escolha certa: eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
Professor, qual o seu grau de influência sobre os seus alunos?

IV – Sugestão

Você vai precisar de cartolina na cor vermelha, papel ofício,  caneta hidrográfica, barbante, cola e tesoura.

Procedimento

1º Passo
Recorte dois quadrados iguais.

2º Passo
No primeiro quadrado desenhe um coração e recorte o miolo.

3º Passo
Cole três partes do (laterais e inferior) “porta- retrato”.

4º Passo
Cole o barbante atrás, formando um grande elo.

5º Passo
Recorte as folhas de oficio um pouco menor que os quadrados e peça as crianças para desenharem sua família.

6º Passo
Na frente do “porta-retrato” , escreva a seguinte frase: Eu amo a minha Família. Depois coloque a “foto” dentro do “porta-retrato”.
No término da aula entregue as crianças o colar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com