sexta-feira, 26 de agosto de 2011

PAPAI DO CÉU ME DÁ SAÚDE - LIÇÃO 09 MATERNAL



Texto Bíblico: 2 Reis 5.1-16

I - De professor para professor
Prezado professor, neste domingo as crianças aprenderão que Papai do Céu nós dá saúde.

•    Recapitule a lição anterior. Pergunte o que elas aprenderam.
•    A palavra-chave que trabalharemos neste domingo é “saúde”. No decorrer da aula repita a frase: “Papai do Céu me dá saúde”.

II – Para refletir

“A vida pode dar  voltas inesperadas e dolorosas. Uma garotinha de Israel descobriu-se um prêmio de guerra.  Ela tornou-se uma escrava, propriedade da família de  Naamã.  Mas ainda que a história se desenrole de forma contrária ao que poderíamos esperar ao invés  de autopiedade, encontramo-la compadecendo-se de seu mestre; ao  invés de  desejar o mal àquele que a tinha capturado, ela espera o seu bem-estar. Ela não estava arrasada por sua desventura e ergueu-se acima de tido isso.

Naamã, o mestre dessa garotinha, era um comandante sírio bem-sucedido. Mas também era leproso. Em Israel, uma pessoa com lepra era excluída. Os sofredores eram obrigados a anunciar sua imundícia a todos que estivessem próximos.

Com uma fé simples, a garotinha sugeriu à esposa de Naamã que ele fosse ver o profeta de Deus em Samaria, pois tinha certeza que Eliseu seria capaz de realizar a cura. Deve ter havido uma nota de convicção em sua sugestão, porque Naamã a levou a sério. Finalmente ele foi curado por Deus.

Às vezes tudo o que podemos fazer é indicar Deus às pessoas. Todavia, pó si, isso Já realiza grandes coisas. A fé de uma criança pôs em ação uma cadeia de eventos os quais Deus recebeu a glória. Devíamos estar alertas às mesmas oportunidades hoje. O Senhor pode realizar milagres através de nossas pequenas ações”. 

Texto extraído do livro: 365 Lições de Vida Extraídas de Personagens da Bíblia, CPAD. 

III – Regras prática para professores

Os professores precisam se colocar no lugar dos seus alunos e tentar sentir o que eles sentem, pensar como eles pensam e vivenciar o que eles vivenciam. Deixar de lado o fato de já conhecerem a lição, sempre lembrando de que os alunos não conhecem. Não podem permanecer em seu próprio mundo, tentando lhes falar através de um grande abismo, como se eles estivessem distantes. Tentem tocar o mundo em que eles vivem. O processo de ensino se tornará uma grande aventura.
Texto adaptado do livro: Educação que é Cristã, CPAD.

IV – Atividades

Você vai precisar de círculos de cartolina, lã, caneta hidrográfica, tesoura, cola branca e cola colorida.

Procedimento:
1º Passo
Recorte vários círculos de cartolina.

2º Passo 
Coma a fita adesiva fixe o palito de churrasco atrás do círculo.

3º Passo
Passe cola branca em outro círculo e fixe no primeiro, na parte onde está o palito afixado. Desenhe uma carinha feliz de um lado e uma triste do outro.

4º Passo
Distribua entre as crianças: fios de lã, cola colorida.

5º Passo
Ajude-os a fazer o cabelo, e peça-os para fazer as gotinhas no rostinho triste, que representaram à doença. 

Comente com as crianças que Naamã ficou muito triste quando ficou dodói. Mas depois que Papai do Céu o curou ele ficou muito feliz.

Desenvolva a seguinte brincadeira com as crianças: quando você disser: Naamã ficou doente! Elas deverão mostrar a carinha que representa a tristeza, Papai do Céu curou Naamã, deverão mostrar a carinha que representa a felicidade.
Sugestões do Blog: 

Você pode acrescentar a sua aula a exibição do DVD - Midinho o Pequeno Missionário - volume 04 A história de Naamã.
Também encontramos esses bonequinhos que você pode ampliar e fazer palitoches para contar a história aos seus pequeninos no blog da nossa querida Karoll Poerner e vamos dividí-lo com você:

Boa aula!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com