segunda-feira, 30 de julho de 2012

ANJOS X DEMÔNIOS - LIÇÃO 06 JUNIORES 3 TRIMESTRE 2012



Leitura bíblica: Efésios 6.10-18



CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO

“À medida que examinamos as páginas das Escrituras, descobrimos numerosos fatos fascinantes sobre a natureza dos anjos:
Os anjos são seres pessoais. Os anjos são pessoas (pessoas espirituais) com todos os atributos da personalidade:

•    Inteligência: os anjos têm grande sabedoria (2 Sm 14.20) e grande discernimento (2 Sm 14.17) e utilizam sua mente para observar as questões que desejam saber (1 Pe 1.12).

•    Emoções: os anjos se reúnem nos céus em assembléias jubilantes na presença de Deus (Hb 12.22). Eles rejubilaram no momento da criação (Jó 38.7) e se alegram nos céus sempre que um pecador se arrepende (Lc 15.7).

•    Vontade: os anjos dão evidência de ter uma vontade moral em muitas decisões morais que tomam. Por exemplo, um anjo exercitou sua vontade moral ao proibir que João o adorasse, reconhecendo que apenas Deus merece adoração (Ap 22.8,9).


Os anjos além de ter os atributos da personalidade, envolvem-se em ações pessoais. Por exemplo, os anjos amam e se alegram (Lc 15.10), eles desejam (1 Pe 1.12), contendem (Jd 9; Ap 12.7), adoram (Hb 1.6), conversam (Lc 1.13), vêm do céu e voltam para lá (Lc 9.26). (O cristianismo segundo a Bíblia. CPAD. p.203). 

Saiba mais

“Um professor popular de ciência elementar era um rapaz que colocava a ‘mão na massa.’ Ele ministrou a sua aula mais convincente em paleontologia enterrando um modelo em tamanho natural de um esqueleto de T-Rex, a um metro de profundidade em um campo. Cuidadosa e metodicamente, mas sempre com um elevado sendo de descoberta, ele ensinou aos seus alunos como conduzir uma autêntica escavação.
Para um exame do espaço sideral, esse mesmo professor ajudou aos seus alunos a construir um centro de comando e controle de naves espaciais na sala de aula.

E para uma unidade sobre microbiologia, ele deixou que seus alunos fizessem e consumissem a sua própria produção de cerveja de raiz.
As lições de fé resultaram em algumas das lições — de exemplo prático — mais poderosas de Jesus. Quer estivesse alimentando uma multidão a partir de poucos pães e peixes, quer transformando água em vinho, Ele sempre foi cuidadoso em acompanhar os seus seguidores, de forma paciente e compassiva, ensinando-os a confiar, a esperar, a ‘cavar um pouco mais fundo’ no tocante a crer no Pai. Todos os seus sentidos estavam empenhados, quer Ele ensinasse no Templo quer escrevesse na areia.

Muitos líderes religiosos daqueles dias não foram capazes de comover as pessoas porque a sua religião era arrogante e inacessível, e sua mensagem era de condenação. Mas Jesus, o filho de um carpinteiro, era o Messias que colocava a ‘mão na massa.” Pelo fato de receber os seus discípulos para comerem e orarem com Ele, e tocarem as suas cicatrizes sacrificiais, Ele chegou até eles. Para que uma criança retenha a maior parte do que lhe é ensinado, o professor deve envolver toda a inteligência dessa criança. Uma experiência prática deixa uma impressão duradoura. Quando os seus alunos trabalharem ao seu lado, virem a alegria em seu rosto e ouvirem o entusiasmo em sua voz, vocês os alcançará de um modo novo e maravilhoso.” 

(Graça diária para professores. CPAD.p-7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com