segunda-feira, 30 de julho de 2012

GRATIDÃO NA CASA DE DEUS - LIÇÃO 06 PRIMÁRIOS 3 TRIMESTRE 2012


Texto Bíblico: 1 Samuel 1.1-28; 2.1,2,11



“Ana lamentava muito o fato de não poder ter filhos, pois isto era motivo de vergonha para as mulheres hebréias. Seu marido tentava consolá-la. Uma parte excelente (5) seria uma ‘porção dobrada’ (ou ’porção dupla’ na ARA). [...] Em sua aflição, Ana orou na porta do Tabernáculo. Templo (9) – hebraico hekal, também pode significar ‘palácio’ ou ‘majestosa construção’. O templo ainda não fora construído àquela época.

[...] Ana continuou a orar (12), não satisfeita com apenas um pedido – a importância da persistência foi claramente ensinada por Jesus (Lc 18.1-8).[...]

A oração é notavelmente definida como o derramar da minha alma perante o Senhor (15). Ana não era filha de Belial (16), mas sim uma mulher em profundo sofrimento e que carregava um grande fardo, pelo que pediu a ajuda de Deus. [...]

Eli rapidamente corrigiu seu erro e uniu-se a Ana em seu pedido para que Deus atendesse seu desejo. Ana ilustra a natureza da fé conforme ensinada no Novo Testamento. Convencida de que o Senhor ouvira sua oração, ela não estava mais triste, muito embora não houvesse um sinal verdadeiro de que seu pedido fora atendido. [...]

Os versículos 1-18 ilustram “Os ingredientes para uma vida maravilhosa.” Eles devem ser dados em números de três: (1) Um lar piedoso (vv. 1-8); (2) Uma mãe que ora (vv.9-11) e (3) um pastor fiel (vv.12-18).

[...] d. O cântico de louvor de Ana (2.1-10). Então, orou Ana (1) na forma de um salmo de ação de graças. Esta é uma poesia de grande beleza e profundidade, e é o modelo do “Magnificat” de Maria no Novo Testamento (Lc 1.46-55). O meu poder (1) – melhor na ARA, ‘minha força’. A minha boca se dilatou – anteriormente sem palavras por causa das provocações de sua rival, a boca de Ana agora se abre em louvor a Deus. na tua salvação – do hebraico yeshuah, ‘segurança, bem-estar, salvação’ – é usada de muitas maneiras por toda a Bíblia: em vitória política ou militar, alívio do sofrimento ou enfermidade, mas principalmente na libertação do pecado.

Rocha nenhuma há como o nosso Deus (2) – Deus é freqüentemente descrito como uma rocha (e.g., 2 Sm 22.2,3; Sl 18.2; 28.1; 62.2,6; etc.), tanto no sentido de refúgio como de alicerce. Não multipliqueis palavras (3) – “não fale mais”, dirigido à adversária de Ana. Até a estéril teve sete filhos (5) – pode ser a profecia da família subseqüente de Ana, apesar de a quantidade de seus filhos parecer ser seis (21). O número poderia ser usado em seu significado secundário ou relacionado à perfeição ou inteireza.

E dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido (10). Apesar de Israel não ter tido um rei durante muitos anos após estas palavras terem sido ditas, a idéia era familiar, pois as pessoas quiseram que Gideão se tornasse um monarca (Jz 8.22). Sem dúvida, mesmo naquela época, a nação sentia que precisava de um governo forte e centralizado, o que raramente foi alcançado com os juízes. Seu ungido (mashiac, de onde vem a palavra ‘Messias’) é usado pela primeira vez aqui. Isto se tornou tanto um título como um nome para Jesus (‘Cristo’ é o termo grego para o hebraico mashiach). A expectativa da vinda do Messias cresceu muito durante a era profética posterior em Israel e é a base do cumprimento neotestamentário em Cristo, tanto em sua primeira vinda como em seu retorno.

” (Comentário Bíblico Beacon. CPAD. p.181-182).


ATIVIDADES

Convide as crianças a se tornarem repórteres por um dia. O tema da reportagem será “Agradeço a Deus por...”. Aproveitando a temática, as crianças escolherão alguns irmãos da igreja para dizerem um motivo de gratidão a Deus. De acordo com o perfil de sua classe, veja a melhor maneira de realizar a atividade (individual, duplas, etc.). Não esqueça de reservar um período para que cada um conte como foi essa experiência.

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ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com