quinta-feira, 4 de outubro de 2012

APRENDENDO A OBEDECER - JARDIM DA INFÂNCIA - 4º TRIMESTRE 2012


Texto Bíblico 1 Reis 17.8-24



De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é que a criança aprenda sobre o valor da obediência a Deus.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.


• A palavra-chave da aula de hoje é “OBEDECER”. Então, durante o decorrer da aula, repita a frase: “Obedeça ao Papai do céu”.


Para refletir
Professor, a obediência é essencial para uma vida cristã bem-sucedida. Deus também requer obediência de seus alunos. Pode ser difícil ensinar sobre obediência em um mundo que tende a rejeitar a noção da verdade absoluta. Há coisas certas e erradas em todos os lugares e para todas as pessoas.

Mas felizmente o fato de que as ações certas e erradas têm consequências óbvias é algo que facilita sua tarefa. Por exemplo, a mentira com frequência, leva à traição e à quebra de relacionamentos. O vangloriar-se pode incitar à inveja. Por outro lado, viver no caminho de Deus leva à verdade, ao respeito, à generosidade, à benignidade, ao amor e a um ótimo relacionamento com Deus.

(Texto adaptado dos livros: 365 Lições de Vida Extraídas de Personagens da Bíblia e Ensine Sobre Deus Às Crianças, CPAD).


•    Regras Práticas para os Professores

Evitando a indisciplina
                                       
Chris Blake
“Em nosso ministério, desenvolvemos algumas técnicas que auxiliam na prevenção de problemas disciplinares. Estas não são propriamente desconhecidas, mas quando são aplicadas, todas ao mesmo tempo, seu efeito é único.

1.    Prepare-se. Se você não estabelecer um programa de trabalho para as crianças, elas o farão por você. Invista seu tempo no planejamento das aulas, elas merecem o seu melhor. Tenha sempre algo novo a cada semana, dando-lhes uma razão para retornar na próxima semana.

2.    Descubra a verdadeira fonte dos problemas. Sempre há uma razão maior por trás dos problemas, e a melhor maneira de descobri-la é estabelecer um programa de visitas. Desenvolvendo um relacionamento mais estreito com as crianças e suas famílias, nas suas casas, você poderá trabalhar em conjunto com os pais na modificação do comportamento da criança.

3.    Treine seus auxiliares. Treine seus auxiliares na identificação de problemas em potencial. Os bons auxiliares estão sempre atentos às atitudes das crianças, sendo capazes de reconhecer um possível problema, antes que ele se concretize.

4.    Corrija as atitudes negativas. As conseqüências do comportamento inadequado deverão ser analisadas e claramente compreendidas. Corrija estes comportamentos.

As crianças precisam compreender que é um privilégio poder participar das atividades desenvolvidas na classe.

5.    Recompense o bom comportamento. Recompensando as crianças de bom comportamento, você estará incentivando-as e ao mesmo tempo dando exemplo às outras. A atenção deve estar sempre voltada para as crianças que se comportam adequadamente, e não para aquelas cujo comportamento é reprovável”.
(Culto Infantil, CPAD).

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ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com