quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

DEUS CRIOU O DIA E A NOITE - LIÇÃO 01 MATERNAL 2013


Texto Bíblico: Gênesis 1.1-5



De professor para professor

Prezado professor, o objetivo da lição deste domingo é ensinar que Deus criou e fez separação entre a luz e as trevas. 

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido. 


• A palavra-chave da aula de hoje é “LUZ”. Durante o decorrer da aula, diga às crianças que o Papai do céu criou a luz. 


Para refletir

• Por que Deus criou o mundo?

“Deus criou o mundo e tudo o que neles há porque Ele gosta de fazer coisas, e quer estar conosco. Ele criou a terra, o céu e a água do nada.

Deus é tão poderoso, que bastou dizer as palavras para fazer tudo aparecer. Deus criou as pessoas porque desejava ter muitos amigos — homens, mulheres, meninos e meninas — com quem pudesse partilhar seu amor. Ele criou o mundo para que as pessoas vivessem nele e o apreciassem. Você também é parte da maravilhosa criação de Deus. Não se esqueça de agradecer a Deus pelo mundo onde você vive, e pelo seu amor por você” (Bíblia do Adolescente Aplicação Pessoal, CPAD).



•    Regras Práticas para os Professores 

“A faixa etária de zero a seis anos é uma das mais belas, pois está sendo formado o caráter e a personalidade. Ela pode ser dividida em várias sub-faixas, chamadas de Berçário, Maternal, Jardim, Primários, etc., mas estas subdivisões nem sempre são correspondentes aos vários estados do Brasil. 

3 anos

Esta idade inaugura um estágio, que Henri Wallon chama de personalítico, e que se encerra por volta dos seis anos. Na idade de três anos, este período é importante a elaboração eu/outro, quando há o crescimento gradual na criança de se diferenciar dos outros com quem convive.

Por volta dos três anos ocorre a chamada “crise de personalidade”, onde a criança adota um ponto de vista exclusivo e unilateral: o seu. Passa a ter uma personalidade particular e constante, com uma perspectiva própria, situando os outros em relação a si mesma. A criança tem necessidade de ser aplaudida e reconhecida pelo que faz, como se estivesse numa fase narcisística. Contudo, paralelamente, as pessoas são importantes para ela e gosta de criar amizades, pois a sua acrescida capacidade de linguagem permite-lhe apreciar a conversa e reagir bem a sugestões verbais”. 

(Continua na próxima semana.)


Trecho extraído de 
Amor e Disciplina Para Criar Filhos Felizes. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

• Atividade 

Sente-se em círculo com as crianças. Converse com elas dizendo: “Quem pode ver o vento?” Nem eu nem você! Ainda assim, não precisamos ver o vento para sabermos que ele existe. Podemos reconhecê-lo porque o sentimos em nosso rosto e vemos as árvores balançando quando ele sopra. Não podemos, contudo, ver o vento. Também não podemos ver o Papai do céu, mas sabemos que Ele vive ao vermos tudo que Ele criou.” 
Mostre o círculo sugerido na seção “Você vai precisar”. Diga que Deus tudo criou para o nosso bem. 

                                                   


2 comentários:

  1. Olá....amei seu blog, os conteúdos são muito interessantes, parabéns pelo trabalho!!! Aqui acima do desenho do ursinho está dizendo: "mostre o círculo sugerido na seção você vai precisar".....não achei esta seção, onde está? Obrigada!!!
    conheça meu blog:
    http://nadiabelasartes.blogspot.com

    beijos...Nádia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nádia ficamos felizes por seu contato. A seção que você se refere encontra-se na lição do professor da revista do maternal da CPAD.
      Bjs fique na Paz.

      Excluir

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com