sexta-feira, 5 de julho de 2013

OBEDECENDO A DEUS - LIÇÃO 01 JARDIM DA INFÂNCIA - 3º TRIMESTRE 2013

PALAVRA CHAVE


Texto Bíblico Êxodo 19.1- 20.20

De professor para professor

Prezado professor, neste domingo as crianças terão a oportunidade singular de compreenderem o significado da palavra “MANDAMENTO”. O objetivo é que a criança aprenda que a Bíblia é a Palavra de Deus escrita.

Explique que a Bíblia é o Livro de Deus, onde Deus nos conta como Ele  é o que devemos fazer para agradá-Lo. Todas as coisas que o Papai do céu quer que a gente saiba sobre ele estão aqui na Bíblia.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.
• A palavra-chave da aula de hoje é “MANDAMENTO”. Então, durante o decorrer da aula, repita a frase: “Devemos obedecer aos mandamentos de Deus”.

Para refletir

• Por que os Dez Mandamentos eram necessários para a nova nação de Deus? Ao pé do monte Sinai, Deus mostrou ao seu povo a verdadeira função e beleza de suas leis. Os mandamentos foram criados para conduzir Israel a uma vida de santidade prática. Neles, o povo poderia ver a natureza de Deus e seu plano, segundo o qual deveriam viver. As ordenanças e diretrizes tinham em vista direcionar a comunidade a atender às necessidades de cada indivíduo, de maneira amorosa e responsável. Na época de Jesus, porém, a maioria das pessoas olhava para a lei de modo errado; viam-na como um meio de prosperidade, tanto neste mundo quanto no vindouro. Além disso, pensavam que obedecer a cada lei era o caminho para ganhar a proteção de Deus contra invasões estrangeiras e desastres naturais. Guardar a lei tornou-se um fim em si mesmo, e não meio para cumprir a suprema lei de Deus, que é o amor.


Trecho extraído e adaptado de:
Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro, CPAD.

•    Ajudando os Professores

Jogos Didáticos

Um jogo didático bem planejado pode ser um excelente veículo de ensino no período das atividades em pequenos grupos. Às vezes uma simples sugestão de um jogo causa interesse e entusiasmo à classe. Educadores modernos costumam usar este acessório para ensinar fatos, recordar conteúdos, desenvolver compreensão, atitudes e habilidades específicas. Não há limites para a variedade de jogos que podem ser planejados para atingir um objetivo específico.

Muitos professores da Escola Dominical são reticenciosos em relação aos jogos didáticos por julgá-los simples divertimento. De fato esta preocupação tem suas justificativas! Nos jogos pedagógicos, o componente lúdico não deve ser invólucro. Ou apenas uma estratégia motivacional ou pouco tem a ver com o que se pretende transmitir. Eles devem constituir-se, em si próprios, em ricas e completas experiências de aprendizagem.

O jogo nesse caso não é algo intrínseco adicionado a uma experiência de aprendizagem para torná-la agradável: é, ele mesmo, parte integrante daquela experiência. Espera-se, assim, que o aluno aprenda com maior facilidade até sentir os conceitos, as habilidades ou os conhecimentos incorporados no jogo.
Para utilizar-se deste tipo de recurso, o professor deverá observar as seguintes normas:

• Determine o objetivo do jogo;

• Determine o conteúdo a ser aprendido: O que desejo que meus alunos aprendam? Quais as habilidades ou princípios que as crianças deverão praticar? Qual a informação que deverá ser recordada?

• Decidir qual tipo de jogo é apropriado para a classe;

• Determinar as regras do jogo.

   Trecho extraído de:
TULER, Marcos. Recursos Didáticos para a Escola Dominical. Rio de Janeiro, CPAD.

• Sugestões de Atividade
Hora de brincar
Convide as crianças para visitarem o Cantinho da Bíblia. Elas poderão folhar as Bíblias ilustradas. Algumas crianças serão capazes de contar uma história bíblica, que reconhecerão pelas gravuras. Deixe-as à vontade para interagir umas com as outras.

   Momento de ofertar
Com papelão, camurça preta e vermelha, faça uma caixa em forma de Bíblia, para recolher as ofertas. A primeira capa da Bíblia será a tampa da caixa, que será levantada no momento de recolher as contribuições. Escreva na capa, com letras de papel dourado: “Bíblia, Livro de Deus”. Leia sempre a frase para as crianças, apontando-lhes as palavras. Use este cofre durante todo o trimestre. Sugestão de atividade para colorir:

 

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ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com