sexta-feira, 5 de julho de 2013

PAPAI DO CÉU ME FEZ ASSIM - MATERNAL - LIÇÃO 01 - 3º TRIMESTRE 2013

PALAVRA CHAVE:

Texto Bíblico Salmos 139.13-16

De professor para professor

Prezada professora, neste domingo as crianças terão a oportunidade singular de compreenderem que somos criaturas de Deus, formada por Ele para o amor.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

• A palavra-chave da aula de hoje é “EU”. Então, durante o decorrer da aula, repita a frase: “Papai do céu criou você”.

Para refletir

Cada início de trimestre representa não apenas o começo de uma nova etapa, mas também o término de outra. É um momento adequado à reflexão sobre o nosso trabalho. Olhe por um instante para as treze últimas semanas e avalie o seu desempenho. Como foram as suas aulas? Prazerosas para você e os alunos? Frutíferas? Você pode dizer que houve um aumento no conhecimento e na experiência de seus alunos, no que tange às coisas divinas? E em sua própria vida espiritual, houve progresso? Você conseguiu desenvolver satisfatoriamente as atividades sugeridas em cada lição? Preparou cada aula com desvelo, confeccionando cada visual pedido, e estudando cada história? Que nota você daria à sua disposição e motivação ao longo do trimestre que passou?

Se a sua nota foi a máxima, só temos de louvar a Deus e orar para que Ele o conserve “aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. Se não foi a máxima, não desanime. Empenhe-se em oração, e “tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças”. Mesmo que você não pareça atingir a perfeição, o que importa para Deus é a sua total e sincera dedicação. Faça-o, e Ele aperfeiçoará e completará a obra. (Marta Doreto)

Regras Práticas para os Professores

Organização e Administração

Como organizar de maneira a tornar eficiente nosso ministério com crianças?

A organização e administração frequentemente são áreas esquecidas do ministério com crianças. Sem administração adequada, nossos recursos, equipamentos, currículos e instalações podem ficar sem a atenção apropriada e ser obstáculos ao ministério de ensino.

Certas áreas específicas da organização têm de receber a atenção da liderança para que o ministério com criança seja eficiente:

1.Recrutamento e treinamento de professores e pais. Recrutar e treinar são processos contínuos. Os programas sempre precisam de liderança e professores. Ter pessoal adequado para cada faixa etária exige uma perspectiva própria sobre a importância do recrutamento. Nove passos podem ajudar no processo de recrutamento.

a) Todos ficam envolvidos no recrutamento.

b) Dê publicidade ao ministério educacional. Em épocas específicas do ano, a congregação deve ser informada sobre o ministério com crianças — o que este ministério está fazendo e como às pessoas podem ajudar.

c) Forneça as descrições de trabalho para cada cargo. Informar as pessoas sobre o que se espera delas, ajuda a aliviar o medo do desconhecido. Descrições de cargo servem para os obreiros identificar exigências, linhas de autoridade e a extensão de suas responsabilidades.

d) Encontrando os possíveis interessados. Compilar listas de classes de adultos e crianças pode ser o início do recrutamento. Investigações fornecem informações sobre experiências ministeriais passadas e disponibilidade e interesse atuais.

e) Aprovando os possíveis interessados. Assim que os nomes forem escolhidos, eles devem ser levados ao corpo ministerial ou comissão da educação cristã. Primeiro aprove os nomes antes de pedir que as pessoas participem.

Trecho extraído de
Manual de Ensino Para o Educador Cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.

• Atividades

Convide os alunos a louvar o Papai do céu, que os fez do jeito que são, com o cântico abaixo. O mesmo é bem conhecido, só não sei o nome do autor, por isso não fiz a citação.

Estribilho

A Cristo dai louvor
Com todo o ser, com todo o corpo,
A Cristo dai louvor.
Com as mãos e os pés
A cabeça e a voz
Todo o corpo dai louvor.

Com a mão (estribilho)
Outra mão (estribilho)
Com pé (estribilho)
Outro pé (estribilho)
Com a cabeça (estribilho)
Com a voz (estribilho)

 As crianças apreciam muito este cântico por causa da gesticulação. Ao cantar “Com a mão”, levantam uma das mãos e acenam enquanto repetem o estribilho. Ao cantar “Outra mão”, fazem o mesmo com a outra mão, e acenam com as duas enquanto repetem o estribilho. Vão acrescentando as outras partes do corpo, e no final do cântico, todo o corpo estará em movimento.

Sugestão de oração: Papai do céu, o Senhor me fez do jeito que sou. O Senhor formou cada parte do meu corpo. Obrigado por me ter feito assim. Eu te amo com todo o meu coração. Amém. Sugestão de atividade:
 

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ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com