sexta-feira, 11 de julho de 2014

A PALAVRA DE DEUS DURA PARA SEMPRE - LIÇÃO 2 JARDIM DA INFÂNCIA 3º TRIMESTRE 2014

Confeccione um Painel para colecionar as palavras-chave do dia.
Confeccione uma Bíblia grande forrando uma caixa com EVA ou cartolina e a cada domingo vá retirando os versículos para  Memorizar de dentro dela. Veja Modelos:
Texto Bíblico Jeremias 36.1-32
De professor para professor

Prezado professor, neste domingo o objetivo da lição é fazer com que as crianças aprendam que a Palavra de Deus dura para sempre e que podemos confiar nas suas promessas.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

• A palavra-chave da aula de hoje é “DURAR”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “A Palavra de Deus nunca acaba, e tudo que ela diz acontece, mesmo se passar muito tempo.”

Para refletir

• “Professor, a Bíblia não é apenas inerrante; é também infalível. Tudo que o Senhor prometeu, em sua Palavra, cumpre-se absolutamente. Entretanto, há teólogos que alegam defender a infabilidade da Bíblia, mas lhe rejeitam a inerrância. Ora, como podemos considerar algo infalível se é errante? Sua errância, por acaso, não virá contraditar-lhe inevitavelmente, a infalibilidade?

Quanto a nós, reafirmamos: tanto a inerrância quanto a infabilidade da Bíblia são incontestáveis (Dt 18.22; 1 Sm 3.19; Mc 13.31; At 1.3)”.

Extraído de Lições Bíblicas, Claudionor de Andrade,  CPAD

• Professor, “as crianças do Jardim são curiosas. Elas fazem incontáveis perguntas para obter informações. Procure responder todas as perguntas com honestidade. Procure as razões por detrás das perguntas. Encoraje-as a pensarem por si mesmas”

Extraído e adaptado do livro Manual de Ensino para o Educador Cristão, CPAD

Regras Práticas para os Professores

Métodos e Materiais

No mínimo sete categorias ou métodos podem ser empregados com crianças de todas as idades.

4. Música. O salmo 150 diz: “Louvai-o com o som de trombeta (150.3,4). As crianças podem adorar e louvar ao Senhor com suas vozes e com instrumentos musicais simples. A música pode ser usada durante os momentos de adoração, de forma que as crianças sejam encorajadas a responder a Deus pela Palavra e Seus atos poderosos.

5. Jogos bíblicos. As crianças adoram jogar e aprender. Jogos bíblicos ajudam as crianças a aprender o assunto e a se lembrar de verdades específicas. Alguns jogos bíblicos podem ser usados para revisar e reforçar  a lição bíblica.

Métodos e materiais criativos são ferramentas valiosas para auxiliar a criança a conhecer, entender e aplicar a Palavra de Deus. É crucial que os professores sejam treinados no uso eficaz dos diversos métodos e materiais disponíveis.

Extraído do livro Manual de Ensino para o Educador Cristão, CPAD

• Atividade

Realize as atividades sugeridas na revista do Mestre, página 9.

Caso sobre algum tempo para mais uma atividade, sugira que as crianças encenem a história bíblica. 

A palavra chave da lição é "Durar"
Para fazer o versículo visualizado sugerimos que você confeccione um pergaminho e escreva o versículo: "[...] a Palavra de Deus dura para sempre." Isaías 40. 8
Como fazer um pergaminho:
Você irá precisar de: 2 bastões de madeira (você pode improvisar utilizando um cabo de vassoura serrado ao meio, não esqueça de lixar as pontas para evitar farpas), cola branca, papel pardo ou papel madeira, tesoura, lápis hidrocor.
Corte o material papel de um tamanho e largura apropriados. Decore as bordas, se quiser, Prenda o papel aos bastões, usando a cola(você também pode usar fita adesiva, taxinhas, ou outra forma de fixar.)

Enrole o papel nos bastões. Você pode enrolar só em um bastão, para que possa ler segurando um bastão fixo e ir desenrolando o outro.
Agora é só abrir o pergaminho e escrever o versículo "[...] a Palavra de Deus dura para sempre." Isaías 40. 8 com o lápis hidrocor. Espero que tenham gostado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com