sexta-feira, 17 de junho de 2011

PROTEGIDO DIA E NOITE - LIÇÃO 12 PRIMÁRIO





Texto bíblico: Êxodo 13.17-22

CRESCENDO NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO

“Nem sempre Deus trabalha da maneira que pensamos ser melhor. Ao invés de guiar os israelitas pela rota direta à Terra Prometida, Deus preferiu guiá-los por um caminho mais longo, a fim de evitar o confronto com os filisteus. Se Deus não o conduzir pelo caminho mais curto até o seu objetivo, não reclame ou resista. Siga-o com disposição e confie que Ele o guiará com segurança através dos obstáculos invisíveis. Ele pode ver o fim de sua jornada desde o início, e certamente conhece a melhor e mais segura rota.

Deus concedeu aos hebreus as colunas de nuvem e de fogo para que eles soubessem que a presença de Deus os acompanharia dia e noite durante a jornada para a Terra Prometida. O que Deus nos tem oferecido para que possamos ter esta mesma certeza? A Bíblia — algo que os israelitas não possuíam. Busque a Palavra de Deus para assegurar-se da presença Dele. Assim como os hebreus olhavam para aquelas colunas, também podemos ler a Palavra de Deus de dia e de noite para sabermos que Ele está conosco e nos ajuda em nossa jornada.

As colunas de nuvem e de fogo constituem exemplos de teofania — uma manifestação física de Deus. Desse modo, Deus iluminou o caminho de Israel e o protegeu dos inimigos. Também providenciou segurança e controlou os movimentos do seu povo, inspirando o ardente zelo que este deveria ter pelo seu Deus. ”(Bíblia de Estudos Aplicação Pessoal, CPAD, pp.101-103). 

ATIVIDADE

Para introduzir o tema da aula de hoje a respeito da proteção de Deus. Abra um guarda-chuva grande e fale para as crianças que vamos fazer de conta que está chovendo. Faça-lhes um convite: “Quem não quiser se molhar venha para debaixo do guarda chuva!” (Deixe que eles se apertem junto a você para se proteger da chuva). Converse com eles que debaixo do guarda chuva todos estão protegidos. Ninguém vai se molhar.  Mostre o cartaz da frase do dia. Leia para eles e mostre que assim como o guarda chuva serviu para nos proteger da chuva, Deus nos protege de tudo que quiser nos perturbar em nossa vida. A história que vamos contar vai mostrar como Deus sempre estava protegendo os israelitas no deserto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com