sábado, 23 de julho de 2011
A SOLIDARIEDADE CRISTÃ - LIÇÃO 04 ADOLESCENTES
Texto Bíblico: Mateus 25.31-46
A solidariedade entre os adolescentes
Caro professor de adolescentes, neste domingo a lição trata de um assunto comum aos adolescentes a “solidariedade”. Com toda a certeza já viram em jornais, rádios e revistas campanhas para ajudar determinadas cidades que sofreram com a enchente ou com a escassez de água.
Devemos incentivar a solidariedade nos adolescentes, mas não podemos deixar de adverti-los acerca de como fazer. Leia com a turma Mateus 6.1-4: “Tenham o cuidado de não praticarem os seus deveres religiosos em público a fim de serem vistos pelos outros. Se vocês agirem assim, não receberão nenhuma recompensa do Pai de vocês, que está no céu. Quando você der alguma coisa a uma pessoa necessitada, não fique contando o que fez os hipócritas fazem nas sinagogas e nas ruas. Elas fazem isso para serem elogiados pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando ajudar alguma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez. Isso deve ficar em segredo; e o seu pai, que vê o que você faz em segredo lhe dará a recompensa.”
Incentive os alunos a ajudarem aos mais necessitados sem necessitar de aplausos.
ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL
Fonte:ensinodominical.wordpress.comOs missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.
Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.
Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua visita.Deixe aqui o seu comentário e responderemos assim que possível.