quinta-feira, 11 de agosto de 2011

PAPAI DO CÉU ME DÁ AMIGOS - LIÇÃO 07 MATERNAL

Palavra-Chave:
Versículo do dia:


Texto Bíblico: 1 Samuel 18.1-5;19.1-6

I - De professor para professor

• Prezado professor, neste domingo as crianças aprenderão que Papai do Céu nos dá Amigos. Recapitule a lição anterior. Pergunte o que elas aprenderam.

• A palavra-chave que trabalharemos neste domingo é “Amigo”. No decorrer da aula repita a frase: “Papai do Céu nos dá Amigos”

II – Para refletir

“A aliança da amizade”
A profunda amizade entre Jônatas e Davi é surpreendente por uma série de razões. Primeiro, Deus escolheu Davi e não Jônatas (filho de Saul e príncipe de Israel) para ser o segundo rei de Israel. Segundo, o pai de Jônatas, Saul, sentia intenso ciúme de Davi e tentou repetidamente matá-lo. Terceiro, Davi era um indivíduo multitalentoso, muito mais popular com as massas do que Saul ou Jônatas.

Jônatas e Davi deviam ter sido pelo menos cautelosos um para com o outro, senão inimigos declarados. Contudo, eles foram capazes de superar esses obstáculos em potencial e construir uma amizade exemplar. Talvez a qualidade excepcional de sua amizade fosse à lealdade. Aquela lealdade estava fundamentada numa profunda devoção a Deus. Esse maior compromisso foi o que capacitou a amizade deles a não apenas sobreviver, mas crescer em tempos de confusão e conflito.

Você é um amigo para todas as horas? Você foge de relacionamentos quando as dificuldades surgem? Você defende um amigo sob ataque? Você pode regozijar quando os amigos são bem-sucedidos, ou se sente secretamente ciumento e magoado? Se seus relacionamentos humanos são fracos, examine a profundidade de sua lealdade a Deus. Você pode se surpreender com o que vai descobrir. Amizades maravilhosas são sustentadas pela lealdade.

Texto extraído do livro: 365 Lições de Vida Extraídas de Personagens da Bíblia, CPAD

III – Regras prática para professores

As crianças revelam os seus sentimentos muito facilmente. Suas ações são pistas para o conhecimento do seu interior. Estão nos primeiros estágios da aprendizagem de como lidar com seus sentimentos e de como agir “em sociedade”. A experiência do maternal deve ajudá-las neste processo. Aprender a conhecer a si mesmo, a conhecer os seus sentimentos, a interagir com os outros e aceitar-se, sentindo-se seguro no próprio mundo são algumas das muitas tarefas deste estágio da vida. Estes aspectos do desenvolvimento infantil não podem ser dissociados do seu desenvolvimento intelectual, pois a personalidade de uma criança é formada de um todo. O crescimento emocional é fundamental para o crescimento intelectual e o crescimento intelectual é primordial para o manejo das relações com os outros.
Embora não possamos dividir os vários aspectos da personalidade é correto dizer que, no maternal, o professor deveria dar mais atenção ao crescimento emocional do que ao intelectual

Texto extraído do livro: Como Ensinar Crianças do Maternal, CPAD

IV – Atividades

“Cinturão da amizade”
Você vai precisar de grampeador, cartolina colorida, tesoura e caneta hidrográfica.

Procedimento:

1º Passo – Previamente recorte vários corações de cartolina.

2º Passo – Com o auxilio da caneta hidrográfica escreva o nome das crianças.

3º Passo - Una os corações grampeando e coloque nas crianças, formando um cinto.

No término da aula repita a frase do dia com as crianças. “Papai do Céu nos dá Amigos” e juntos agradeçam a Deus pelos amigos que Ele têm lhes dado.

Obs. Observe para que no cinto não tenha o nome da criança que o está usando.



Sugestão do Blog:


 Como este domingo comemoramos o dia dos pais, seguem sugestões de atividades para serem realizadas com o maternal:
investindonascriancas.blogspot.com








                                                                                                                                    


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ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL

Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florecesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola Dominical deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.

Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, acha-se instalado um colégio (Colégio Opção, R. Casemiro de Abreu – segundo informações da Igreja Congregacional de Petrópolis). Mas ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.

Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.

Fonte:ensinodominical.wordpress.com